9 dicas valiosas para fazer um delineado perfeito

O delineado perfeito existe e é o seu. Vem conferir as 9 melhores dicas sobre como fazer um delineado e não errar!

Compartilhar:

Entra e sai tendência e o delineado perfeito mantém seu posto como uma das maquiagens mais amadas (e também consideradas difíceis de fazer) pela sua precisão e super realce do olhar. Parece difícil, mas tudo o que você precisa é conhecer o seu olho, a intenção da maquiagem, um pouco de prática e um delineador que facilite o processo. 

Neste conteúdo você vai ver dicas para aprimorar a sua técnica na hora de fazer maquiagens lindas e super marcantes. 

Dicas que valem para qualquer delineado bem executado

1. Conheça o produto que você está usando 

É importante que você esteja confortável ao aplicar. A escolha do delineador certo é fundamental. Conheça alguns tipos: 

Canetas delineadoras são práticas, ergonômicas e ajudam a dar firmeza na hora de fazer o traço. 

Delineadores líquidos em geral funcionam muito bem em peles jovens, mais firmes, são mais precisos.  

Para peles maduras, os delineadores em gel são uma ótima opção porque sua textura ajuda com que o delineado não escorra e aplique cor uniforme em linhas e peles um pouco mais flácidas.

Lápis delineadores precisam ser macios e entreguem bastante cor, nossa região dos olhos é muito sensível, precisamos do mínimo de esforço possível para aplicar produtos nessa área.

2. Comece pelo seguro

Use lápis de olhos fazendo pequenos pontilhados ou mesmo um esboço do traço na região que você quer delimitar com o delineador. Isso ajuda bastante a manter a simetria do traço para quem está aprendendo agora a como fazer delineado.

O delineado perfeito é o seu! Ele pode ser colorido, preto ou com desenhos, do jeito que você quiser!

3. A iluminação e posição do rosto é essencial

Faça o seu delineado sempre em um local com boa iluminação, mantenha o espelho na altura do rosto e delimite a linha ainda com o olho aberto, isso ajuda a visualizar melhor o resultado do delineado. 

4. Apoie a mão para um traço firme

Se você sente que não tem muita coordenação motora para fazer delineado nos olhos, use um lugar onde você possa apoiar o cotovelo da mão que irá delinear. Use também os dedos para apoiar sobre o rosto, isso facilita para um traço mais preciso.

5. Observe o formato do seu olho

Quem aí já achou que só por que tem pálpebra gordinha não “poderia” usar delineado? Besteira! É observando o formato do seu olho que você vai descobrir como destacar com o delineador os pontos que você mais gosta. É importante dizer que não existe uma regra que impeça você de fazer qualquer delineado dessa lista, leve mais como uma dica que pode ajudar você a ter uma maquiagem mais bonita e aparente no seu formato de olho.

6. Faça primeiro a maquiagem dos olhos

Enquanto você ainda estiver praticando, tente começar a maquiagem pelos olhos e só depois finalizar a pele. Assim não rola aquela frustração de ter estragado uma preparação de pele só por causa de um delineado que não deu muito certo.

Não tem jeito! Para fazer o delineado perfeito você precisa praticar!

7. O acabamento com hastes flexíveis

Truque velho e ótimo, as hastes flexíveis com demaquilante limpam com mais precisão as áreas do rosto. São muito bem-vindas principalmente para deixar a ponta do delineado gatinho bem fina. Você também pode usar um palito de unhas limpo e enrolar um pedacinho de algodão nele, funciona tão bem quanto.  

8. Desencane da simetria perfeita

Lembre-se de que assim como todo o nosso corpo, um lado não é exatamente igual ao outro e é supernormal, seus olhos são primos e não irmãos gêmeos. O interessante aqui é focar em uma maquiagem harmônica.

9. Pratique muuuuito

Sem dúvidas, a dica mais importante é a prática. Insira na sua rotina de maquiagem um tempinho para arriscar um delineado, treine nas horas vagas. Além de ser um momento gostoso você vai estar cada vez mais aprimorando a técnica de um delineado perfeito. 

Curtiu as nossas dicas de como ter delineado perfeito? Aqui no blog tem matéria nova todo dia para ajudar você a se informar e aprender coisas novas sobre o universo da beleza que a gente tanto ama. Aproveita! Esse espaço foi pensado especialmente para você.

- Por Nara Lorkievicz