Conheça a atuação da Fundação Grupo Boticário na Baía de Guanabara, região que deu origem ao projeto Extinto
Região apoiada pela Fundação Grupo Boticário foi escolhida para dar vida à fragrância de O Boticário em um chamado para a conservação da natureza.
08/02/2024
Região apoiada pela Fundação Grupo Boticário foi escolhida para dar vida à fragrância de O Boticário em um chamado para a conservação da natureza
A Fundação Grupo Boticário, que promove diversas iniciativas de preservação ambiental na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, apoiou o desenvolvimento da fragrância “Extinto” em parceria com O Boticário. O projeto imaginou e recriou o aroma original da Baía antes de ser poluída.
Utilizando a técnica de headspace, foram capturadas amostras das moléculas aromáticas sem prejudicar o ecossistema. A fragrância resultante foi exposta em um grande frasco em frente ao Museu do Amanhã, na capital fluminense. Apesar de parecer uma campanha de lançamento de produto, trata-se, na verdade, de uma ação de conscientização ambiental, com a fragrância não sendo comercializada. Essas iniciativas refletem o compromisso da Fundação Grupo Boticário em promover a preservação e a valorização dos ecossistemas locais.
Atuação da Fundação Grupo Boticário na Baía do Guanabara
Do turismo à conservação de espécies, a Guanabara tem relevância inestimável para o Brasil – além de ser a segunda maior baía, em extensão, do litoral do País é um verdadeiro santuário marinho, com diversas espécies de animais.
É por isso que a Fundação Grupo Boticário atua na região, promovendo a conservação da água – cuidando dos mananciais, das nascentes e rios, além de fortalecer a segurança hídrica local. Além disso, buscando também soluções que possam manter as florestas em pé, regenerar a natureza e aumentar a resiliência para combater os efeitos das mudanças climáticas.
Nos últimos 5 anos a Fundação intensificou a atuação na Baía de Guanabara ao articular parceria com outras empresas e iniciar um processo de inovação aberta, prototipando diversas soluções e passando a investir na preservação local por meio do Movimento Viva Água Baía de Guanabara.
O Movimento atua como uma rede de cooperação multissetorial que visa promover a transformação da realidade socioeconômica e ambiental da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, que abrange 17 municípios e conta com 7 milhões de habitantes.
Idealizada pela FGB, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Comitê de Bacia da Baía de Guanabara, Instituto Humanize e Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), essa rede de impacto tem atuado e gerado resultados concretos no território. Juntos, desenhamos e implementamos soluções inovadoras que aliam conservação com desenvolvimento socioeconômico, em prol de um novo modelo baseado na economia regenerativa, que tem a natureza como elemento central desse processo.
Até o momento o investimento direto é superior a R$13 milhões, acelerando negócios de impacto e fortalecendo a região. Além disso alcançamos resultados como:
- 150 mil hectares de áreas prioritárias positivamente impactadas pelas ações de articulação setorial do movimento na Baía de Guanabara, uma área equivalente a 40 vezes a Floresta da Tijuca ou 7.500 vezes o estádio do Maracanã.
- 26 organizações engajadas na rede de impacto do Movimento.
- 15 iniciativas de impacto socioambiental viabilizadas pelo MVAG.
Uma dessas iniciativas é o projeto Orla sem Lixo, executado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que visa a requalificação da Orla da Ilha do Fundão, se destaca como uma solução inovadora e de baixo custo que visa a interceptação, coleta, transporte e reciclagem do lixo flutuante presente nas águas da Baía de Guanabara. O projeto, que recebeu também apoio por meio de umas edições da Teia de Soluções, promovida da Fundação, se ampara nos conceitos de soluções baseadas na natureza, economia circular, envolvimento comunitário, geração de emprego e renda, além da transformação do lixo para retorno à cadeia produtiva.
Já o Caminho do Recôncavo da Guanabara, outra iniciativa co-criada e impulsionada pelo Movimento Viva Água, promove o ecoturismo de base comunitária, que ativa uma economia regenerativa e promove a conservação da natureza por meio da criação de oportunidades empreendedoras para comunidades de baixa renda. Um projeto liderado pelo Sinal do Vale, que incentiva a restauração florestal, a biodiversidade e o desenvolvimento de cadeias produtivas agroecológicas, por meio de uma trilha de longo curso com mais de 100 km, reconhecida formalmente pelo Ministério do Meio Ambiente, passando por 5 municípios da Baía de Guanabara.
Sobre o local onde a fragrância Extinto foi coletada, o Sinal do Vale é um campus que fomenta uma economia regenerativa que responde aos desafios do nosso tempo. Situado na biorregião da Serra da Estrela, no fundo da Baía de Guanabara, a 50 km do centro do Rio de Janeiro, o SINAL prototipa e desenvolve soluções práticas que conduzem ao caminho para a regeneração de nossos ecossistemas sociais e naturais.
Ao implementar um exemplo local, o Sinal do Vale ativa a mudança global oferecendo imersões para indivíduos e organizações em seu caminho para a transformação.É Guardião de mais de 200 hectares de Floresta no coração da baixada fluminense.
E em meio a essa área protegida e conservada é que foi possível coletar algumas das notas que dariam origem ao Extinto. Um lembrete real e potente da importância da proteção da nossa biodiversidade!
O Extinto é uma forma de chamarmos a atenção para que a natureza continue conservada, para que nós e as próximas gerações possam conhecer a beleza de ver os botos que nadam na baía, do cheiro da natureza presente nas regiões que ainda estão conservadas.
Por isso a Fundação Grupo Boticário trabalha para conservar a natureza brasileira, pois não só acreditamos, sabemos, que sem ela, não existe vida.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 32 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.
Site: www.fundacaogrupoboticario.org.br
Redes sociais: @fundacaogrupoboticario