A importância e os benefícios do pantenol para a pele

Saiba o que é e quais os benefícios do pantenol para a pele no artigo da Cientista de P&D do Grupo Boticário, Daniela Valverde

Compartilhar:

O pantenol é um álcool percussor da vitamina B5 ou ácido pantotênico e ao ser aplicado na pele, é convertido em uma substância natural do nosso organismo. O pantenol tem também outros nomes como: D-Pantenol, Dexpanthenol Butanamide, Dexpanthenolum, d-Pantothenyl alcohol, Propanolamine, N-pantoyl, sendo os dois primeiros os mais comuns e reconhecidos pelo consumidor.

Além disso, o pantenol também é usado na biossíntese da coenzima A, que desempenha um papel importante em uma ampla gama de reações enzimáticas e, portanto, no crescimento celular da pele.

Qual sua importância?

O ácido pantotênico é essencial para a função da epiderme. Por ser um componente da coenzima A, serve como um cofator para uma variedade de reações catalisadas por enzimas que são importantes no metabolismo dos carboidratos, ácidos graxos, proteínas, gliconeogênese, esteróis, hormônios esteróides e porfirinas.

Sua excelente ação hidratante, melhora a hidratação do estrato córneo e reduz a perda de água transepidérmica, além de manter a suavidade e elasticidade da pele.

É responsável pela ativação da proliferação de fibroblastos na derme, mecanismo de relevância na cicatrização e aceleração da reepitelização em feridas.

Quais os benefícios do pantenol para a pele?

O benefício que mais se destaca é a hidratação da pele, devido sua capacidade de atrair e reter umidade. Porém, a vitamina B5 também ajuda na prevenção dos sinais do envelhecimento precoce, porque aumenta o nível de glutationa, considerada um dos antioxidantes mais importante nas células.

Seu elevado potencial de reparo e renovação celular auxilia a melhora do aspecto de marcas de acne e descamações causadas pelo ressecamento excessivo ou procedimentos dermatológicos. Seu potencial anti-inflamatório e alto poder calmante, ajuda na recuperação no caso de vermelhidão em pele sensíveis.

De uma forma geral destacamos 3 principais benefícios:

  • Hidratação;
  • Regeneração;
  • Antienvelhecimento.

Hidratação da pele: melhora a textura e o aspecto da pele seca, áspera e com rachaduras e promovendo a sua suavidade e a elasticidade.

Regeneração da pele: o crescimento celular e a aceleração dos processos de regeneração e epitalização (reconstrução da pele após descamação), faz com que este ativo apresente uma ação reparadora e calmante.

Antienvelhecimento: prevenção dos sinais do envelhecimento precoce, uma vez que aumenta nas células o nível de glutationa, substância com forte poder antioxidante.

Como usar o pantenol na pele?

Seu uso tópico é baseado na boa permeação na pele e concentrações adequadas para sua ação local. Os veículos mais adequados são emulsões, que podem estar na forma de creme, loção, gel-creme, séruns e protetores solares. Não há restrições para seu uso diário, podendo ser aplicada durante o dia ou à noite. Ele pode estar presente em todos os produtos da rotina de cuidados.

É indicado para todas as peles e idades?

Sim, ele é extremamente seguro e pode ser utilizado por todas as idades, sendo encontrado até em pomadas de prevenção de assadura, auxiliando a recuperação da pele do bebê.

- Por Daniela Valverde - Cientista de P&D no Grupo Boticário