#AmorPeloCarnaval: saiba tudo sobre o espaço acessível patrocinado pelo Boticário

Espaço Acessível foi montado em bloco de carnaval para garantir que a festa seja mais inclusiva, acomodando pessoas com diferentes tipos de deficiências.

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Ao longo de mês de fevereiro, o Boticário esteve presente de forma inclusiva no bloco Sargento Pimenta patrocinando o espaço acessível para pessoas com deficiência no maior bloco de rua da capital carioca. 

A iniciativa, segundo Marcela de Masi – Diretora Executiva de Marketing do Grupo Boticário, integra a frente de diversidade, inclusão e equidade do Boticário, um compromisso estabelecido entre a marca e a sociedade. “Hoje, as pessoas com deficiência representam aproximadamente 24% da população brasileira, segundo o IBGE. E, mesmo representando uma parcela grande da população, há uma longa jornada a ser percorrida para garantir que elas sejam incluídas de fato na sociedade. A nossa ideia, ao patrocinar essa iniciativa no carnaval carioca, é que a gente possa usar esse momento de grande visibilidade para trazer uma pauta que é importante o ano inteiro. Acreditamos que esta é uma forma importante de expressar o amor pelo carnaval. Afinal, ele precisa ser para todas as pessoas”, comenta. 

O espaço foi idealizado para oferecer uma estrutura e suporte a diferentes tipos de deficiências: auditiva, visual, física, intelectual e múltipla, o Espaço Acessível do Boticário contou com uma planta de 30×14 metros sem obstáculos, garantindo a circulação de pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida, intérprete de Libras, palco elevado para pessoas com baixa estatura, banheiro acessível, rotas reduzidas e rampas de acesso. E, para garantir a diversão de todo mundo, o Espaço Acessível do Boticário deu acesso aos acompanhantes e amigos das pessoas com deficiência. 

O projeto foi inspirado e co-criado a partir de histórias reais, de pessoas que enfrentam inúmeras barreiras levantadas pela falta de acessibilidade para curtir o Carnaval – ao lado da Bendita Produções, responsável pelo bloco Sargento Pimenta, e da W3haus, agência responsável pelas redes sociais de O Boticário. “É preciso que os grupos minorizados sejam cada vez mais contemplados e considerados em todos os ambientes. Projetos como este, com marcas relevantes no cenário nacional, como é o caso do Boticário, proporcionam diálogo e dão protagonismo para quem, muitas vezes, é socialmente invisibilizado. Por isso, teremos influenciadores com diversidade de deficiências participando do espaço e contando suas histórias reais”, conta Thays Almendra, CEO da Digital Social.

“O carnaval é uma grande conversa que mobiliza as redes sociais e impacta a cultura e comportamentos o ano inteiro. O patrocínio do Boticário ao Espaço Acessível gera uma oportunidade para mostrarmos, com a cocriação de conteúdos, que as pessoas com deficiência não falam só sobre suas lutas, mas sobre outros assuntos, como festa, beleza e amor. E essa é uma reivindicação importante dos grupos minorizados”, aponta Larissa Magrisso, VP de Criação e Conteúdo da W3haus.

#AmorPeloCarnaval

Além da iniciativa inédita no bloco Sargento Pimenta, no Rio de Janeiro, o Boticário esteve presente no Carnaval de outras cidades, como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. As ativações aconteceram, principalmente, em blocos de rua com trios elétricos exclusivos da marca, que reforçam o conceito #AmorPeloCarnaval.

Além da Parada da Folia, há espaços nas concentrações dos blocos que oferecem serviço de make express, experimentação de produtos e câmera 360 para produção de conteúdo – a disponibilidade depende da praça ativada. Confira os vídeos e saiba como foi a festa ao redor do Brasil.