Áreas verdes podem reduzir o impacto das enchentes nas cidades
Você sabia que as áreas verdes podem ajudar a controlar as enchentes nas cidades? Leia este artigo da Fundação Grupo Boticário e saiba mais!
04/04/2022
Quando pensa em natureza o que vem a sua mente? Praia, floresta, aves? É isso, mas tem muito mais! Você conhece a influência da natureza em seu dia a dia? Para ter energia, dependemos de um recurso natural oferecido pela natureza, a água. Na verdade, a água está presente em tudo, até nos processos de produção do computador ou celular que você usa para ler esse texto. Confira neste artigo a importância das áreas verdes nas cidades para controle das enchentes.
Áreas verdes x enchentes
E água acalma, hidrata e é sinônimo de tanta coisa boa. Quase sempre perfeita, mas nas enchentes, ela pode assustar. Você sabia que os fenômenos climáticos extremos, como as enchentes, mostram que precisamos olhar com mais atenção para o meio ambiente? A solução para desafios como esse, está sim, nas áreas verdes, na conservação na natureza.
A ideia é simples: quanto mais cobertura vegetal uma cidade possui, maior a capacidade de drenar a água da chuva e reduzir o impacto das enchentes. Parques alagáveis, jardins de chuva, calçamentos permeáveis, telhados verdes, hortas comunitárias e praças-piscinas são algumas das estratégias utilizadas com sucesso no Brasil.
O Parque Barigui, em Curitiba (PR), é um exemplo de como é necessário respeitar os cursos d’água para evitar problemas sérios, gerando, inclusive, benefícios para a qualidade de vida da população. Planejado em 1970, após diversos problemas com enchentes do Rio Barigui, o local conta com um enorme lago que ajuda a conter inundações. Com bosques conservados, o parque mantém espécies nativas de plantas e animais, contribui com a qualidade do ar e ainda oferece para os moradores um espaço para a prática de exercícios de atividades de lazer ao ar livre. E ainda gera benefícios para a economia, já que diversos comerciantes utilizam o local para garantir sua renda mensal.
Que tal conhecer outros exemplos e descobrir mais sobre cidades baseadas na natureza? É estratégico e importante para todos garantir cidades mais inteligentes e resilientes para o futuro. Confira clica aqui aqui o material preparado pelo time da Fundação Grupo Boticário.
Precisamos cuidar dos rios
Uma das estratégias mais importantes para reduzir os efeitos das enchentes é a proteção das margens dos rios, que são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP) de acordo com Código Florestal Brasileiro. A definição das faixas mínimas a serem protegidas visa garantir que as funções gerais dessas áreas sejam minimamente resguardadas, tanto no espaço rural quanto no urbano. As APPs contribuem para a proteção da biodiversidade, ajudam a regular o microclima, protegem recursos hídricos, reduzem os efeitos das ilhas de calor em grandes cidades e regiões metropolitanas. São muitos benefícios!
Portanto, é fato que áreas verdes são capazes de reduzir o impacto das enchentes nas cidades. Quer saber mais sobre o tema? Segue a Fundação Grupo Boticário no Instagram e no LinkedIn.