Áudio colaborativo no WhatsApp leva mensagem poderosa no Dia Internacional da Mulher

Campanha do Boticário reúne áudios, em ‘audiozão do zap’, com participação de diversas mulheres agradecendo às suas amigas, irmãs, mães, musas inspiradoras

Para o Dia Internacional das Mulheres, convidamos por meio de suas redes sociais e plataformas de comunicação interna, mulheres a compartilharem suas histórias a partir da frase: “mulheres da minha vida, obrigada por…”. O resultado da ação está na campanha #SomosFeitasDeTodas que, a partir de depoimentos recebidos por WhatsApp de consumidoras, força de vendas, parceiras e colaboradoras da marca, criou um áudio manifesto para ser compartilhado no dia 08 de março entre mulheres de todo o Brasil.

O material tem curadoria, cocriação e locução de Cris Guterres e Renata Hilario, do Meteora Podcast – duas amigas que dizem o que pensam para provocar inspiração e informam para provocar ação. Além do Whatsapp e redes sociais, o conteúdo também será disponibilizado nas plataformas de streaming de música e podcast a partir de mídia programática para que muitas mulheres possam ouvir quando se sentirem sozinhas e mostrarem o quão gratas são por sentirem a presença umas das outras.

A campanha foi construída a muitas mãos, é o que pontua Cathyelle Barcellos Schroeder, Gerente de Branding do Boti: “Essa é uma campanha que nasce de dentro para fora, criada a partir da nossa comunidade, com mulheres reais que abriram seu coração. Através de um simples canal de comunicação, as mulheres responderam com agradecimentos, expressões e histórias que nos emocionaram em diferentes sotaques. E o resultado é uma mensagem positiva que vai para a rua em um formato inovador, baseado em áudio, e espalhado pelas redes sociais, Whatsapp e também nas principais plataformas de streaming de áudio”, conclui.

 

O tema da campanha teve influência do contexto em que o mundo vive.  “São as mulheres que mais sofrem os efeitos da pandemia. E quando aperta são as mães, avós, filhas, amigas, vizinhas e colegas que nos ajudam a não nos sentirmos tão sozinhas, mesmo à distância. Esse insight norteou nossa criação e se confirmou nos depoimentos que recebemos”, conta Larissa Magrisso, VP de Criação e Conteúdo da W3haus.

Ação continuada 

Ainda sobre o Dia Internacional das Mulheres, reforçando a importância de continuar os diálogos sobre o papel feminino na sociedade, vamos promover em nossas redes, todo dia 8 – mensalmente -, até 08 de março de 2022, conteúdos com várias pautas sobre a mulher, tornando a data especial e trazendo discussões que devem ser promovidas o ano todo. Liderança, Maternidade, Trabalho, Tabus, Identidade e Cor são algumas das temáticas que irão compor este calendário.

Ações de apoio para as mulheres

Como parte do compromisso do Boticário de incentivar cada vez mais a participação e protagonismo feminino em frente a ciência e empreendedorismo, além de se posicionar contra a violência doméstica e fomentar a independência da mulher, a marca tem apostado em apoio a diversas frentes e projetos. Um destes é o projeto Empreendedoras da Beleza, onde o Grupo Boticário em parceria com a Aliança Empreendedora se une para apoiar mulheres que trabalham por conta própria, formalizadas ou não, em situação de vulnerabilidade social, que estão sendo impactadas economicamente em decorrência da pandemia COVID-19, em diferentes regiões do Brasil. Lançado em setembro de 2020, o programa já capacitou mais de 11 mil mulheres e contribuiu para o aumento de renda de mais de 55% delas.

Fora a capacitação, as 500 mais empreendedoras receberam uma cota apoio, para ajudar na retomada dos negócios. Eram elegíveis a esse benefício mulheres cis ou mulheres trans, com mais de 18 anos, que atuavam na área da beleza e atendiam aos demais critérios previstos no regulamento do programa.