Beleza sustentável: como os refis impactam a natureza

Refis de perfumaria reduzem em até 89% a quantidade de resíduos em comparação a uma outra compra de produto a ser descartada no meio ambiente.

Compartilhar:

Você tem o costume de usar refis para os seus itens de beleza e sabe como esses produtos impactam na natureza? Ao utilizar um refil, além de estar  repondo seus produtos favoritos e economizando financeiramente, você também está contribuindo com o meio ambiente e ajudando a reduzir a quantidade de resíduos descartados na natureza. No Grupo Boticário, a marca reforça o compromisso com a redução de resíduos – lembrando que uma de suas metas até 2030 é “Mapear e solucionar 150% de todo resíduo sólido gerado pela cadeia do GB”.

Refil do Boticário: a importância do produto

O Boticário aposta na refilagem dos seus itens há mais de 20 anos, sendo que já conta com mais de 20o produtos com refil, nas suas principais categorias – cuidados pessoais, cabelos, maquiagem, cuidados masculinos e facial. “A refilagem garante menos resíduos descartados, por possibilitar ao consumidor o aproveitamento da embalagem regular com uso de refil, além de garantir uma redução da relação mássica na embalagem”, explica Mariana Cavanha, Gerente de ESG do Grupo Boticário.

Com esse movimento, o Boticário visa transformar as relações das pessoas com o planeta, incentivando o senso de coletividade na construção de um planeta mais saudável. Com a nova possibilidade de refil, a marca diminui em até 89% a quantidade de resíduos a ser descartada no meio ambiente, em comparação a uma outra compra de produto.

Boti Recicla e outras iniciativas

Sustentabilidade é uma das premissas da marca, que trabalha pela conservação do meio ambiente em diferentes frentes. Além do movimento de refis, o  Boticário conta com o maior programa de recolhimento de embalagens pós-consumo do Brasil, no segmento de beleza, com mais de 4 mil pontos de coleta – o Boti Recicla. Criado em 2006, o programa transformou todas as lojas em um ponto de coleta de embalagens de cosméticos de todas as marcas, que vão para cooperativas parceiras onde são separadas e enviadas para reciclagem.

“Nossas embalagens já viraram paredes de lojas, beckers de decoração, luminárias e até espaços escolares”, finaliza Mariana. Além disso, mais de 1300 delas são feitas de
PCR (materiais reciclados pós-consumo).

Além disso, a marca também promove importantes práticas de sustentabilidade da marca, como: substituição de matérias-primas dos produtos da marca, para facilitar o processo de reciclagem; tornar as embalagens mais leves, refiláveis e reaproveitáveis, feitas a partir de matéria prima 100% renovável; garantir certificações internacionais, como Cruelty Free (PETA) e Leaping Bunny (Cruelty Free International), que comprovam o compromisso da não realização de testes em animais; pensar em maneiras de transportar mais produtos por viagem reduzindo a emissão de CO2; tornar o Boticário a primeira empresa brasileira a usar pele 3D; desenvolver formulações veganas.

Fundação Grupo Boticário

O Grupo Boticário também mantém há três décadas a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção da natureza brasileira. A manutenção de duas áreas protegidas na Mata Atlântica e no Cerrado – os dois biomas mais ameaçados do Brasil -, totalizando uma área equivalente a 70 Parques do Ibirapuera (cerca de 11 mil hectares), está entre as atividades da Fundação. Uma dessas áreas é a Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, espaço aberto ao turismo, que proporciona aos visitantes uma imersão na natureza.

“As reservas que mantemos são uma inspiração. O meio ambiente protegido é a base para uma economia forte e para o bem-estar social. O contato com a natureza traz benefícios à saúde e desperta senso de pertencimento nas pessoas a partir do momento em que cada um entende a importância dessa relação. Além disso, a floresta em pé retém o carbono do
ar, contribui com a disponibilidade hídrica e abriga uma vasta diversidade de espécies”, explica Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

Segundo Malu, a estratégia de refilagem adotada pelas marcas do Grupo Boticário traz benefícios à natureza que vão além da diminuição de resíduos gerados. “Além dessa redução, a adoção do refil diminui a demanda por recursos naturais. Quanto menos demandamos da natureza, menores serão o impacto e a pressão sobre as áreas naturais e as florestas”, afirma.