Coloração pessoal: técnica mostra sua cartela de cores ideal
A Consultora de Imagem e Estilo, Ana Paula Drevek, contou pra gente o que é e como funciona a coloração pessoal para conhecer sua cartela de cores ideal.
11/07/2022
Olá! Me chamo Ana Paula Drevek e sou Consultora de Imagem e Estilo. Estou aqui para falar um pouco sobre a Coloração Pessoal, uma etapa super importante da Consultoria de Imagem. Então, vamos começar falando um pouco sobre a Consultoria de Imagem. Qual o objetivo, os benefícios que traz às pessoas, as etapas e por fim, vamos conhecer a Coloração Pessoal, o seu objetivo, os métodos e a aplicação do teste e seus resultados.
Veja Mais
Sobre coloração pessoal
Quando vemos alguém pela primeira vez, nós somos julgados 55% pela aparência e linguagem corporal, 38% pelo tom da voz e 7% pelo que falamos. O Consultor de Imagem é um profissional capacitado a auxiliar na comunicação verbal e não verbal, na etiqueta e no comportamento da pessoa. O objetivo é aprimorar o estilo que a pessoa já tem, potencializando seus pontos fortes e minimizando os indesejáveis.
Alguns dos benefícios que a Consultoria traz é a autoconfiança pessoal em relação à sua própria imagem e que esta esteja alinhada com seus objetivos de vida. Além disso, otimiza gastos com vestuários e traz autoconhecimento e autorrespeito, melhorando sua autoestima.
As etapas da Consultoria são:
1. Análise do Estilo Pessoal
2. Tipologia Física
3. Análise da Coloração Pessoal
4. Visagismo
5. Análise do guarda-roupa
6. Personal Shopper
7. Etiqueta e Comportamento
Hoje, vamos aprofundar o aprendizado falando mais sobre a etapa de coloração. Continue a leitura para saber tudo!
Coloração Pessoal: como funciona
Sabe aqueles dias que quando olhamos no espelho e nos achamos lindes, mesmo sem ter feito nada diferente? Ou aqueles dias que nos sentimos sem graça, sem sal nem açúcar, quando nossa pele não está radiante… Pois é, sem saber, a roupa que estamos vestindo (principalmente as que estão próximas ao rosto
e mãos) tem grande influência nestas sensações. Se a pessoa usa uma cor de roupa que harmoniza com a tonalidade da pele, a aparência fica mais saudável e iluminada, agora, se as cores não são as mais indicadas para a tonalidade dela, a pessoa se apaga, ficando com uma aparência mais cansada.
A Coloração Pessoal é uma etapa muito importante dentro da Consultoria de Imagem pois através das cores, principalmente as que ficam próximas ao rosto, conseguimos realçar ainda mais nossa beleza e amenizar os pontos indesejados, como manchas e olheiras. O estudo da Coloração Pessoal tem o intuito de trazer harmonização e equilíbrio à nossa pele.
Cada pessoa possui características específicas no tom de pele, cor dos olhos e cabelos, então durante a análise da Coloração, é importante observar:
- O contraste entre o cabelo, pele e olhos;
- A diferença de valor e profundidade do tom da pele;
- A intensidade da coloração da pele;
- E a temperatura da pele, dos cabelos e dos olhos, principalmente da pele.
Assim, avaliamos o TIP na Colorimetria pessoal: Temperatura, intensidade e profundidade:
- A temperatura da pele pode ser quente, neutra ou fria
- A intensidade varia entre brilhante, média ou opaca
- A profundidade da pele pode ser escura, média ou clara
- E além do TIP, ainda avaliamos o contraste, que pode ser baixo, média ou alta.
Métodos da Coloração Pessoal
Existem três métodos e todos foram criados com base na teoria das cores:
1. Método Sazonal: criado pela Suzanne Caygill nos anos 40, onde identificou 32 tipos de pele, classificando-as de acordo com as quatro estações do ano.
2. Método Tonal: que avalia as características da pele, possuindo 6 famílias de cores
3. Método Sazonal Expandido: a americana Mary Spillane nos anos 90 desdobrou as quatro estações do ano para 12 subdivisões, propondo que existem pessoas com subtons de pele neutra, não apenas quente ou fria, e este método passou então a ser o mais utilizado até atualmente.
Análise da Colorimetria Pessoal
Para fazer a análise, é importante que a pessoa esteja sem maquiagem, sem acessório e com o cabelo preso, de preferência sem estar bronzeada, mantendo a cor natural da pele. Se o cabelo for tingido, é colocado um tecido de cor neutra em volta do rosto, para que esse não influencie no resultado. Importante também que a luz do ambiente seja natural, então o mais indicado é fazer a análise durante o dia. É necessário um espelho em frente à pessoa que será analisada e, muitos consultores contam com a ajuda do telefone celular, por conta da grade da cor preta que consegue nas fotos.
Com tecidos que possuem diversas cores (associado à quantidade de vermelho, azul ou verde e suas derivadas), sobrepostos abaixo do rosto da pessoa, é feito a análise em várias etapas, cada uma delas avaliando o TIP. É muito comum a consultora bater fotos de cada etapa e analisar juntamente à grade da cor preta. Desta forma, as manchas e olheiras são mais ou menos visíveis de acordo com cada tecido utilizado.
Resultado
Após a análise da Coloração Pessoal, o Consultor consegue afirmar se a pessoa possui a pele quente, neutra ou fria. A partir daí, define-se o tipo de cartela do cliente.
São 12 cartelas de cores:
- Verão Claro, Verão Frio e Verão Suave
- Inverno Brilhante, Inverno Frio e Inverno Escuro
- Outono Escuro, Outono Quente e Outono Suave
- Primavera Brilhante, Primavera Quente e Primavera Clara
As cartelas de Verão e Inverno são utilizadas para as peles com subtom frio, enquanto as cartelas de Outono e Primavera, para peles quentes. Um fato interessante a apontar aqui é que as pessoas de cada estação possuem características pessoais distintas, sendo elas:
Verão: são pessoas que possuem habilidades manuais. São organizadas, algumas perfeccionistas
e são muito delicadas.
Inverno: são pessoas pontuais e um pouco distantes em um primeiro encontro. São elegantes e
gostam de ser observadas.
Outono: são pessoas dinâmicas, que não gostam de rotina. São verdadeiras e buscam sempre
algo novo.
Primavera: são pessoas casuais e joviais, alegres e às vezes estabanadas. Gostam de conversar
e estão sempre prontas para um encontro com os amigos.
Após a análise da Coloração Pessoal, uma cartela é oferecida à pessoa, contendo várias dicas de combinação de cores, maquiagem, acessórios e tons de cabelo.
Coloração pessoal: cartela de cores
Olhando mais de pertinho os detalhes de cada cartela de cores pessoal, temos as seguintes opções de cartela:
1. Verão Frio ou Puro
Pessoas com pele mais clara e subtom mais azulado. Cores com baixo contraste são as mais indicadas. Para os acessórios, prefira metais prateados, foscos e claros.
Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
2. Verão Claro
Pessoas com pele mais clara e subtom mais rosado. Cores de tom pastel e vibrantes são as mais indicadas. Para os acessórios, prefira metais prateados e dourados, foscos e claros. Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
3. Verão Suave
Pessoas com pele mais clara e maior contraposição às cores. Cores suaves e sem brilho são as mais indicadas. Para os acessórios, prefira metais prateados, roses, dourados e foscos. Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
4. Inverno Frio ou Puro
Pessoas com subtom mais acinzentado com baixo, médio e alto contraste, porém contrastes escuros. Cores com tons mais azulados são as mais indicadas. Para os
acessórios, prefira metais prateados polidos, envelhecidos ou não. Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
5. Inverno Escuro ou Profundo
Pessoas com médio contraste. Cores mais suaves são as mais indicadas. Para os acessórios, prefira metais prateados, dourados e cobreados, polidos, envelhecidos ou
não. Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
6. Inverno Brilhante ou Intenso
Pessoas com médio a alto contraste. Cores mais vibrantes são as mais indicadas. Para os acessórios, prefira metais prateados, dourados e polidos. Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
7. Outono Escuro ou Profundo
Pessoas com subtom mais dourada, combinam com tons mais terrosos escuros. Cores mais suaves são as mais indicadas. Para os acessórios, prefira metais dourados, cobreados, prateados, foscos e envelhecidos. Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
8. Outono Quente ou Puro
Pessoas que combinam com tons terrosos avermelhados. Cores sem brilho são as mais indicadas. Para os acessórios, prefira metais dourados e cobreados, foscos e
envelhecidos. Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
9. Outono Suave ou Intenso
Pessoas com subtom mais amarelado com baixo contraste. Cores mais opacas e misturadas ao marrom são as mais indicadas. Para os acessórios, prefira metais
dourados, cobreados, rose ou prateados e foscos. Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
10. Primavera Clara
Pessoas com subtom mais amarelado com baixo para médio contraste. Cores mais claras, quentes e intensas são as mais indicadas. Para os acessórios, prefira metais
dourados e prateados, claros, polidos ou foscos. Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
11. Primavera Quente ou Pura
Pessoas com subtom mais quente com baixo para médio contraste. Cores mais alegres e intensas são as mais indicadas. Para os acessórios, prefira metais dourados, polidos ou foscos e claros. Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
12. Primavera Brilhante ou Intensa
Pessoas com subtom mais quente com médio para alto contraste. Cores mais intensas e vibrantes são as mais indicadas. Para os acessórios, prefira metais dourados,
prateados e polidos. Para maquiagem e cabelo, utilize as cores abaixo:
Gostou de aprender mais sobre coloração pessoal? Para adquirir as maquiagens que correspondem com a sua cartela de cores é só clicar aqui e conhecer todas as makes do Boticário!