Colorimetria na maquiagem: como saber qual cor combina com você

Aprenda o que é colorimetria e saiba como usar as cores ao seu favor durante a make

Compartilhar:

Você já ouviu falar em colorimetria na maquiagem? O assunto pode parecer um pouco complexo à primeira vista, mas a gente vai ajudar a descomplicar. E prometemos que no final do texto, você vai ter várias dicas para incluir mais cores na maquiagem. 

O que é colorimetria? 

A colorimetria na maquiagem te ajuda a encontrar as cores que combinam com você.

Colorimetria é o estudo da teoria das cores, sendo muito abordada pelas empresas de beleza na hora de lançar um novo produto. Para usar a colorimetria na maquiagem é essencial conhecer um pouco mais sobre os tipos de cores. São elas: 

  • Primárias, secundárias e terciárias; 
  • Quentes e frias; 
  • Complementares, análogas e triádicas.

Cores primárias, secundárias e terciárias 

Ainda na escola a gente aprende sobre esses tipos de cores. As primárias são consideradas puras, ou seja, elas não podem ser obtidas por meio de mistura de outras cores (amarelo, azul e vermelho). Já as secundárias são aquelas que podem ser alcançadas por meio da combinação das primárias (laranja, violeta e verde).   

Por fim, temos as cores terciárias, que misturam duas secundárias ou uma secundária com uma primária. Veja quais são: 

  • Vermelho-arroxeado (vermelho + roxo);
  • Amarelo-esverdeado (amarelo + verde); 
  • Amarelo-alaranjado (amarelo + laranja); 
  • Vermelho-alaranjado (vermelho + laranja); 
  • Azul-esverdeado (azul + verde); 
  • Azul-arroxeado (azul + roxo).

Cores quentes e frias 

As cores também são classificadas como quente ou fria. E aqui tem uma dica de ouro: se você souber misturar esses diferentes tons, você vai conseguir desenvolver makes incríveis.  

A cor quente é aquela que apresenta uma sensação de calor, como vermelho, amarelo e laranja. Por outro lado, as frias dão uma impressão relaxante, como os tons de azul, verde e violeta.  

Cores complementares e análogas 

As cores complementares são opostas uma a outro, por exemplo, o azul é complementar ao amarelo. Já as análogas têm tonalidades vizinhas, como o laranja e vermelho.   

Você consegue entender melhor o que é completar e análogo com a imagem do círculo cromático abaixo:  

Colorimetria na maquiagem

Veja quais são as cores que combinam entre si para criar suas composições.

Colorimetria na maquiagem: para que serve? 

Agora que já falamos um pouco sobre o que é colorimetria, vamos falar sobre como aplicar esse conceito para saber quais cores de maquiagem que combinam. 

1 – Colorimetria para esconder manchas e imperfeições

Espinhas e olheiras são situações comuns, mas que podem ser disfarçadas com cores complementares. Para as olheiras roxas, por exemplo, a nossa sugestão é o uso de corretivos amarelos. Já as manchas vermelhas, comuns na pele de quem tem pele com acne, podem ser escondidas com corretivo verde.  

2 – Colorimetria para combinar batom e sombra

Não existem regras na hora de usar cores na maquiagem e você pode seguir diferentes caminhos. Há quem goste de fazer um contraste entre o tom da sombra e do batom com cores complementares e tem gente que prefere combinar os dois itens, criando um efeito de tom sobre tom com cores análogas.  

3 – Destaques com maquiagem colorida

Você também pode usar a colorimetria na maquiagem para destacar pontos no seu rosto, como a aplicação de iluminador. Uma boa dica é seguir a cor dos seus olhos e usar cores complementares na sombra.   

Por exemplo, quem tem olhos azuis pode ganhar mais destaque com tons de laranja, já os olhos esverdeados vão brilhar ainda mais com uma sombra terrosa. Por outro lado, as castanhas vão se dar muito bem com cores verdes. 

4- Você escolhe do que gosta mais

Apesar das dicas de colorimetria na maquiagem, na hora que for criar a sua produção o mais importante é se sentir bem e confortável. Afinal, a regra é que não existem regras!  

Brinque com as cores na maquiagem para ousar no visual da forma que quiser, combinando tons similares ou totalmente diferentes. O importante é você se sentir bem e usar o que gosta! 😉 

Você já conhecia esse conceito? Esperamos que as dicas de hoje ajudem na composição da sua make. Conte com a gente para um toque de cor no seu dia a dia. 

- Por Gabriela Petry