Como é feita uma fragrância e mais segredos da perfumaria
Saiba mais sobre as milhares de matérias-primas e muitas curiosidades envolvidas sobre o mundo da perfumaria na criação de uma fragrância.
08/09/2021
Você sabe como uma fragrância é criada? Desde a inspiração até o momento que ela chega ao mercado existem vários passos na confecção do produto. Para se ter uma ideia, são mais de 2.500 opções de ingredientes que podem ser combinados numa alquimia que também conta com essências e álcool.
Segundo o especialista em perfumaria do Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário, Cesar Veiga, todo o processo de criação e lapidação de uma fragrância dura, em média, entre seis meses e um ano. Contudo, esse tempo não é uma regra. Um exemplo é a fragrância The Blend, que levou quatro anos e mais de 1900 versões até ficar pronta.
Entre as etapas de criação de fragrâncias alguns detalhes chamam a atenção. Uma curiosidade que muito nas são sabem é sobre as matérias-primas. Existe uma crença de que elas são líquidas quando, na verdade, elas normalmente vêm em resinas ou até em pós.
Outro mito do mundo da perfumaria é sobre a fixação. No momento do desenvolvimento da fragrância não é adicionado um fixador. O que é feito é a criação de uma base sólida para segurar a estrutura olfativa. Para isso, são usadas notas menos voláteis, como madeira, baunilha, âmbar e musk. Completando a fragrância, são colocados os coadjuvantes, sendo os mais comuns as notas frutais e as especiarias.
Para saber mais sobre o assunto e conferir um vídeo com todas as etapas de criação de uma fragrância, confira essa reportagem da Revista Elle.