Como é feito o Malbec: única fragrância produzida com álcool vínico

Você sabia que Malbec é o único produto de perfumaria produzido com álcool vínico macerado em barril de carvalho? Leia a matéria com nosso expert Cesar Veiga.

Compartilhar:

Você sabia que Malbec é o único produto de perfumaria produzido com álcool vínico macerado em barril de carvalho? O Álcool vínico é o produto de 80,1o a 95o G.L. (Oitenta graus e um décimo a noventa e cinco graus Gay Lussac), obtido pela destilação de vinhos de até 13o G.L. (treze graus Gay Lussac) e de produtos e subprodutos derivados da elaboração de vinhos, sucos de uva e mosto concentrado.

Mas qual o diferencial disto?

No Brasil, todos os produtos de perfumaria alcoólica são produzidas com álcool etílico obtido da fermentação da cana de açúcar. Para a marca Malbec, fomos buscar um processo diferenciado inspirado na produção de vinhos de alta qualidade no mundo.

Malbec alcool vinico barris de carvalho Boticário

Imagem de nosso ambiente fabril especialmente adaptado para este processo de Malbec.

Para isto substituímos a fonte de origem do álcool e trouxemos um álcool proveniente da fermentação da uva, o Álcool Vínico. Esta matéria-prima tem um odor levemente frutado que arredonda o odor característico de álcool, além disto, o álcool vínico fica descansando em barris de carvalho Frances em nossa área fabril até adquirir as características amadeiradas do carvalho para então ser utilizado na fabricação do Malbec.

Fermentação

Esta é a principal etapa do processo de fabricação de álcool, nela ocorre a transformação dos açúcares presentes no mosto em álcool etílico, através das leveduras presentes no meio.

Malbec Álcool Vinico

 

Destilação

Esta é a operação final da produção de álcool. Nesta etapa os componentes voláteis do vinho (produto obtido na fermentação) são separados da parte fixa. O álcool é obtido pela evaporação dos componentes voláteis através dos seus diferentes pontos de ebulição.

 

Destilação Alcool vinico malbec

Este processo foi desenvolvido com exclusividade para a marca Malbec envolvendo a nossa área de Pesquisa e Desenvolvimento e Engenharia de processos e Suprimentos. A utilização do álcool vínico em perfumaria e produtos cosméticos foi considerado uma inovação e o Grupo Boticário detém a patente deste uso depositada nos U.S.A .

Gostou de saber mais sobre como são feitas as fragrâncias de Malbec? Continue acompanhando o blog para conferir mais conteúdos sobre os nossos produtos e sobre o mundo da perfumaria.

- Por Cesar Veiga