Como fazer contorno facial na maquiagem com acabamento profissional

Contorno facial na maquiagem: aprenda a técnica que ajuda a dar profundidade e iluminação para as áreas do rosto que vão transformar o look.

Compartilhar:

contorno facial na maquiagem usa o jogo de luz e sombra como técnica para quem curte evidenciar algumas partes do rosto, seja para trazer simetria, salientar as maçãs, afinar nariz ou disfarçar a papada apenas com cosméticos.  A prática é super comum em produções para eventos, principalmente porque essa técnica funciona bem na fotografia, mas nada impede que você use ao seu favor na maquiagem do dia a dia.

A técnica ganhou popularidade a partir de uma tendência no mundo das celebridades que logo conquistou espaço na produção e se aprimorou ao longo do tempo. Se antes tínhamos um contorno facial com muito produto e com várias demarcações, hoje a tendência é aplicar em partes específicas e dosando o produto para que tudo fique harmonioso e com o aspecto mais natural possível. 

No conteúdo de hoje nós vamos contar todos os segredos para um bom contorno que vai transformar a sua maquiagem. Olha só! 

O que você precisa para fazer um bom contorno?

Aprenda como fazer contorno na maquiagem com três finalidades: iluminar, dar profundidade e para dar acabamento.

Produtos e pincéis nas mãos, é hora de treinar o contorno facial!

Para iluminar

Onde aplicar contorno? As cores claras no contorno facial ajudam a iluminar os pontos altos do rosto e dão amplitude. Essas áreas podem ser o centro do nariz, a testa, abaixo dos olhos e também o queixo. 

Os produtos essenciais para a etapa são um corretivo de um tom mais claro que o habitual para a sua pele e um bom iluminador. 

Para trazer profundidade

Onde aplicar contorno? As cores escuras têm o papel de demarcar e disfarçar pontos, como as diagonais das bochechas, as laterais do nariz, o maxilar e também a testa, bem próximo da raiz dos cabelos.

Os produtos usados nesta etapa são cores mais escuras que o seu tom habitual. Para escolher o contorno certo, você pode se basear no seu subtom de pele, seja ele quente, frio, neutro ou oliva. Use bronzer, contorno facial ou aproveite para usar aquela base, corretivo ou pó que ficou muito escura pra você.
 

Para dar acabamento

Onde aplicar contorno? É o pincel e a esponja que vão trazer o esfumado natural que você precisa para dar acabamento no seu contorno para o rosto 

Os produtos usados nesta etapa, são pincéis angulados próprios para aplicar o contorno, pincéis de precisão para áreas menores como o nariz e os pincéis de pó para dar o acabamento esfumado. As esponjas são mais utilizadas quando o seu contorno é feito com produtos em creme. 

Nesta imagem, a modelo já finalizou o contorno facial.

Como fazer contorno facial na maquiagem?

A técnica que vamos ensinar hoje é a mais atual para se fazer um bom contorno para o rosto. Ela concentra a atenção no esfumado, equilíbrio de uso de produtos e também na selagem correta da pele para um acabamento lindo e bem natural. Lembre-se: tudo o que você quer disfarçar são com as cores mais escuras e o que você quer evidenciar, são com as cores claras. 

Passo 1
Prepare a sua pele com base e corretivo da sua preferência, mas ainda sem selar com o pó. Com a pele ainda úmida, aplique o contorno em creme mais escuro com um pincel ou use o próprio bastão, como do o Duo Contorno Make B. 

Para afinar o nariz, use nas laterais subindo um pouco para a linha das sobrancelhas. Use na linha diagonal das bochechas para que o rosto aparente ser mais fino. Aplique também em todo o contorno do maxilar e na papada, isso ajuda a disfarçar gordurinhas nessa região ou dar destaque para um rosto mais angulado. Para quem gostaria de dar a impressão de que a testa é menor, use o contorno também próximo da raiz do cabelo.

Passo 2
Use o corretivo mais claro para iluminar começando abaixo dos olhos. Concentre o corretivo líquido no canto dos olhos, bem onde as olheiras costumam ficar mais arroxeadas, fazendo um pequeno triângulo. Aplique também um pouco no centro do nariz, entre as sobrancelhas, subindo um pouco para a testa. Se você gosta de maçãs do rosto mais evidentes, aplique também entre o maxilar e a bochecha para destacar a profundidade do contorno. 

Use uma esponja ou um pincel para dar o acabamento final no contorno.

Passo 3
É hora de esfumar tudo. Use uma esponja úmida ou pincel chanfrado com cerdas macias como o Pincel para Contorno Facial Make B. para dar o acabamento no seu contorno facial. Comece pelas áreas mais claras, limpe o excesso de produto do pincel e depois vá esfumando as escuras.

Passo 4 
Logo em seguida você deve selar a pele, use um pincel de pó fofinho. Aqui podemos pensar em três opções diferentes: usar pó solto para as áreas claras e o contorno em pó para as áreas escuras ou selar tudo com um pó translúcido. A primeira opção ajuda a delimitar melhor o contorno e a segunda é mais simplificada, pois você precisa investir em um produto para o rosto todo. Ah, e você também pode ter o melhor dos dois mundos escolhendo uma paleta de contorno bem completa, assim fica mais fácil encontrar tudo em um produto só. A escolha fica ao seu critério

E aí, curtiu o nosso passo a passo para fazer contorno facial na maquiagem? Conta pra gente aqui nos comentários o que você achou e se vai tentar reproduzir em casa.  

- Por Nara Lorkievicz