Conheça negócios que impactam o meio ambiente
Atuação em equilíbrio com a natureza pode gerar renda e desenvolvimento regional, sem falar na preservação do meio ambiente, que gera benefícios para todos.
08/02/2022
Existem diversas formas de promover a conservação da natureza. Uma delas é por meio de negócios que impactam o meio ambiente, com sua atividade principal, ao mesmo tempo que possuem sustentabilidade financeira. São os chamados negócios de impacto ambiental.
Reduzir a geração de resíduos, promover rotas de turismo que valorizam a comunidade local e investir na compostagem, são apenas alguns exemplos dos caminhos selecionados por alguns empreendedores. O que todos têm em comum é que já são estruturados com uma proposta que considera a natureza na estratégia. Vamos conferir alguns exemplos?
A pesca artesanal foi a opção da Olha o Peixe, marca que aproxima quem produz o alimento de quem consome por meio de vendas on-line em um Clube de Assinatura. Isso mesmo, é possível ter uma assinatura para receber pescado em casa! Além de não consumir espécies ameaçadas de extinção, usar embalagens ecológicas e priorizar métodos de pesca mais sustentáveis, o modelo de negócio atua direto na vulnerabilidade econômica de comunidades do Paraná, que tem essa atividade como principal fonte de renda.
Mas, não é só na alimentação que o oceano pode contribuir com o desenvolvimento de uma empresa. Em Niterói (RJ), a Redinha transforma em bolsas as redes de pesca que seriam descartadas na Baía de Guanabara. Em cerca de um ano de negócio, mais de mil “redinhas” foram vendidas para diversas cidades do Brasil.
Gostou?! Esses são apenas alguns empreendedores que mostraram que é possível atuar em equilíbrio com a natureza. Por meio do Programa Natureza Empreendedora, a Fundação Grupo Boticário contribui para o desenvolvimento de negócios como estes! Confira nos links abaixo, mais exemplos de negócios que participaram dessa iniciativa!
Revista Digital Natureza Empreendedora 2020
Revista Digital Natureza Empreendedora 2021