FOL.I.A traz maquiagem de carnaval feita com inteligência artificial

Projeto Folia traz tendências de maquiagem criadas com inteligência artificial e que podem ser reproduzidos com maquiagens do Boticário e Quem Disse, Berenice?

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Ineditismo, tecnologia, inovação e criatividade são as palavras-chave do Projeto FOL.I.A, aposta do Boticário e Quem Disse, Berenice? para liderar as tendências de maquiagem do carnaval 2023. A ação, que tem como DNA a essência inquieta das marcas do maior ecossistema de beleza do Brasil, usa a Inteligência Artificial (IA) como recurso para propor um banco de imagens inspiracionais – para que os foliões de todo Brasil possam acessar e recriar sua versão inédita no carnaval da retomada. Acesse aqui para conhecer a página especial do projeto.

O ponto de partida para a criação do FOL.I.A foi mapear as expectativas do público dentro e fora das redes sociais de ambas as marcas, a fim de identificar o que as comunidades buscam como referência para se expressar por meio de makes. Em seguida, a ferramenta Midjourney gerou as imagens em IA que visam inspirar os consumidores a recriarem com ineditismo e interpretação única. O projeto faz parte da jornada do Boticário no universo da tecnologia e dá continuidade às inovações da marca no carnaval, após terem criado uma folia imersiva no Avakin Life em 2021 e 2022. Também traduz a natureza de Quem Disse, Berenice?, que é referência em make, tendências e proximidade com a GenZ.

 

As imagens

O projeto FOL.I.A apresenta um hub de conteúdo que reúne um banco de imagens de 21 maquiagens diferentes, distribuídas nas categorias: “Quanto mais cor, melhor”, “Foca nos detalhes”, “Inova e faz teu nome” e “Foliando com Brilho” – pensadas para diferentes perfis de consumidoras. Clique aqui para conferir.

As imagens em IA são hiper-realistas e inspiradas no portfólio de maquiagem das duas marcas, que apresentam itens para pele, olhos e lábios com diferentes texturas, cores e acabamentos. “Temos uma grande potência quando olhamos para nosso portfólio de marcas e aliamos seus territórios e expertises para trazer ações inéditas frente ao mercado nacional de beleza. O Boticário e Quem Disse, Berenice? se complementam nessa iniciativa e reforçam protagonismo no segmento de maquiagem, que assume ritmo acelerado de crescimento com a data”, finaliza.

Tutoriais de maquiagem

Para que você se inspire ainda mais com as maquiagens feitas por inteligência artificial e crie seu look de carnaval, convidamos um time de peso com influenciadores que recriaram os looks, dá só uma olhada:

Angelica Silva – @angelic4silva

Ismeiow – @ismeiow

Amanda Pieroni – @amandapieroni

@amandapieroni

Carnaval é só 1 vez por ano e qual a melhor época pra ousar na maquiagem se não agora? Pensando nisso o @oboticario e a @qdberenice usaram a inteligência artificial para gerar imagens realistas com várias inspirações de tendências de make pra ajudar com a nossa criatividade! Achei muito inovador e diferente! Eu já fiz a minha é já tô pronta pra ir pular carnaval e vc tá esperando o que pra ir lá conferir e já escolher sua make pra recriar? Quero ver as versões de vcs na #BotiQDBnaFolia Clique no link que vou deixar nos stories e faça a sua também!! *publicidade

♬ som original – Amanda

Victória Collen – @vecollen

Maria Machado – @mariamachadowm

Sobre o projeto

O projeto materializa mais uma das iniciativas pensadas para surpreender e ampliar a jornada do consumidor – fortalecendo uma conexão profunda e o protagonismo que eles têm em cada estratégia. O Consumer Centric é um pilar comum às duas unidades de negócio do Grupo Boticário, que aposta na data de forma integrada, incentivando sua essência: a livre expressão, criatividade e ousadia. A relevância do formato está na sinergia entre tecnologia e o consumidor – em uma coexistência complementar. As marcas propõem o uso da tecnologia como recurso para celebrar a individualidade das pessoas em makes criativas e inspiradoras.

“Cada vez mais queremos ser pioneiros em ações de impacto que gerem valor às pessoas e ao negócio. Nesse carnaval não foi diferente: conectamos social listening, tendência e nosso portfólio de make com inteligência artificial para criar inspirações de maquiagem que vão bombar na data. Mais que isso, recriamos essas artes em um formato inédito, que coloca o consumidor em um papel de protagonista. O FOL.I.A é a materialização das aspirações dessas pessoas e revela nossa inquietude em comunicar beleza com tecnologia, inovação e criatividade”, afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

Bruna Pastorini, CSO e Sócia da Druid Creative Gaming, lembra que todo o processo de criação por meio de IA, passou por curadoria e avaliação humana. “Levamos em conta critérios como o apelo estético, a não alusão a obras de outros artistas e ainda que gerado digitalmente, características capazes de promover identificação e inspiração ao consumidor”, explica. Foram convidados um maquiador e personalidades para recriarem as makes digitais, incentivando, assim, seus seguidores a se jogarem nas cores, utilizando a tecnologia como ferramenta de expansão da imaginação e criatividade.