Fundação Grupo Boticário: “35 anos em 35 histórias”

A galeria multimídia recém lançada relembra conquistas e curiosidades da Fundação Grupo Boticário, que completa 35 anos.

Compartilhar:

No aniversário da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que completou 35 anos de existência no dia 21 de setembro, também é celebrado o Dia da Árvore.  Ela é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores.

Uma história de Impacto e Inspiração

Cachoeira em Salto Morato

Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Ao longo desse período, a Fundação impactou a sociedade em:

  • Mais de 1800 soluções inovadoras que hoje protegem a natureza e geram impacto social e econômico em todo o Brasil.
  • 178 novas espécies descobertas, de animais e plantas, com nosso apoio.
  • 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado protegidos em nossas reservas naturais, a Salto Morato (PR) e a Serra do Tombador (GO).
  • 15 milhões de pessoas beneficiadas e 180 mil hectares impactados pelo movimento Viva Água, no Paraná e no Rio de Janeiro.
Projeto da Fundação Grupo Boticário: Mulher sentada em canoa em meio a águas.

São inúmeros projetos de impacto socioambiental real e significativo.

E para celebrar seus 35 anos, a Fundação preparou uma jornada de ações para todo ano de 2025, que traz consigo um senso de urgência “o futuro é agora ou agora”O objetivo da jornada é destacar seus impactos, resultados e contribuições para a conservação da natureza brasileira, se posicionar em um ano que a atenção se volta ao Brasil para a pauta ambiental e climática. E promover a sensibilização e o engajamento da sociedade para a causa, prioritariamente a geração Z, por meio da visibilidade das iniciativas histórias.

A conservação em novas plataformas

Em formato de galeria multimídia virtual, a Fundação lançou a plataforma 35 anos em 35 histórias, espaço que celebra o 35º aniversário de uma das instituições pioneiras do Brasil dedicadas à conservação da biodiversidade. O objetivo é compartilhar momentos marcantes da trajetória da Fundação por meio de vídeos, fotos, notícias e áudios, contados por quem fez parte dessa história.

“O conteúdo multimídia reúne conquistas, resultados e curiosidades. Cada cenário da galeria trará cinco novas histórias, convidando o público a se colocar como espectador dessa jornada”, explica Omar Rodrigues, gerente sênior de Comunicação, Engajamento e Relações Institucionais da Fundação.

As cinco primeiras histórias já podem ser acessadas e incluem:

  • Um vídeo emocionante de Miguel Krigsner sobre a inspiração para a criação da Fundação.
  • Um relato sobre a atuação da instituição na resiliência hídrica, até a idealização e lançamento do Movimento Viva Água.
  • Depoimentos de franqueados do Grupo Boticário que apoiam a causa.
  • Uma galeria de fotos com as sete espécies descobertas que levam o nome Boticário em sua homenagem.
  • A entrada da Fundação no universo dos games, com o mapa Guardiões do Futuro no Fortnite, uma iniciativa para engajar a Geração Z nas discussões ambientais.

Jornada 35 anos

Esta é mais uma ação da Fundação Grupo Boticário em comemoração aos seus 35 anos. Além do mapa Guardiões do Futuro, no Fortnite, a campanha “On pela Natureza” marcou o Dia do Meio Ambiente, em junho, com uma programação especial de 24 horas ao vivo nas redes sociais, reunindo especialistas, atletas e influenciadores para discutir temas ligados à conservação ambiental. Para cada minuto da transmissão, uma árvore será plantada na Baía de Guanabara, totalizando 1.440 mudas, uma ação que levou o engajamento digital para o mundo real.

Na mesma data, a Fundação tirou do ar o Canal OFF, o maior canal de TV de natureza do Brasil, interrompendo sua programação por uma hora para reforçar a mensagem e a reflexão sobre como a natureza pode fazer falta.

 

 

Iniciativas que moldam o futuro

Frente da Reserva Natural Salto Morato.

A Reserva Natural Salto Morato é uma das áreas naturais mantidas pela Fundação Grupo Boticário.

Entre as principais iniciativas que a instituição mantém, estão:

  • Movimento Viva Água: Conecta atores estratégicos em prol da segurança hídrica e adaptação climática. O movimento já mobilizou R$ 27 milhões em duas regiões, Miringuava (PR) e Baía de Guanabara (RJ) e, até 2030, será expandido para outros quatro mananciais relevantes para o abastecimento público de grandes centros urbanos.
  • Teia de Soluções: Estimula a co-criação de soluções inovadoras para desafios ambientais. A iniciativa já aprimorou 243 soluções e distribuiu R$18 milhões em apoio financeiro.
  • Grande Reserva Mata Atlântica: Uma parceria que visa conservar o último grande remanescente contínuo de Mata Atlântica no mundo, com foco em turismo sustentável e empreendedorismo local.
  • Conexão Oceano: Plataforma que promove a cultura oceânica para diferentes públicos, com eventos, publicações e conteúdos que reforçam a importância da conservação e uso sustentável dos oceanos.

Acompanhe o trabalho da Fundação Grupo Boticário, e fique por dentro de todas as iniciativas de conservação da natureza promovidas pela instituição!