Fundação Grupo Boticário dispara alerta sobre aquecimento do oceano e proteção dos corais

Conheça a campanha “Termômetros apontam: é hora da mudança” promovida pela Fundação Grupo Boticário

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A Fundação Grupo Boticário é atuante na conservação da natureza e tem como frente de ação, ser grande apoiadora do desenvolvimento de projetos e pesquisas científicas relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, que desde 2021 promove o movimento Década do Oceano. Para dar mais um passo rumo à conscientização sobre a urgência da proteção marinha , a Fundação Grupo Boticário lançou a Campanha “Termômetros apontam: é hora da mudança”. Conheça o trabalho realizado e fique por dentro dessa missão!

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Campanha de conscientização sobre a preservação dos Oceanos 

Termômetros apontam: é hora da mudança

A ação digital e offline teve início no Dia Mundial da Água, dia 22 de março,  com o objetivo de engajar as pessoas sobre os efeitos causados pelas mudanças climáticas e pela poluição dos mares. 

“Termômetros apontam: é hora da mudança” buscou sensibilizar e engajar a sociedade sobre questões relacionadas ao aumento da temperatura do oceano. Com ações nas redes sociais e ativação em Porto de Galinhas (PE), a instituição estimulou a prática consciente de pequenas ações que contribuem com o bem-estar do planeta e trouxe informações relacionadas aos efeitos provocados pela crise climática, como a degradação do ecossistema marinho e o branqueamento de corais, fenômeno desencadeado principalmente pelo aquecimento das águas.

Partindo do conceito de que todas as pessoas fazem parte de uma mudança e que ações individuais também são essenciais para manter a temperatura do oceano em um patamar que não coloque em risco a vida dos corais, a ação buscou impactar as atitudes de cada um. 

“Com esta campanha, queremos conscientizar e motivar as pessoas a adotarem hábitos favoráveis ao meio ambiente a partir de um aprendizado que enfatiza que todos nós estamos conectados por nossas ações e fazemos parte de um todo. Convocamos a sociedade para fazer parte da solução, em qualquer lugar que esteja. É hora de agir coletivamente para reverter os danos e proteger o planeta”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

 

Engajamento sobre a preservação dos oceanos nas praias 

Para intensificar as mensagens levadas no ambiente digital – nos perfis da instituição no Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok, além de conteúdos em colaboração com os perfis do Grupo Boticário e de Australian Gold -, a campanha trouxe ainda uma ativação física em Porto de Galinhas, nos dias 6 e 7 de abril. Um dos principais atrativos do destino turístico, os corais levaram os participantes para o centro da ação, que trouxe uma dinâmica interativa e reforçou, de maneira lúdica e educativa, a relação do descarte inadequado de resíduos com o aquecimento global e o consequente aumento da temperatura do oceano.

Os participantes foram convidados a vivenciar uma experiência multimídia que mostrou o contraste entre corais saudáveis e aqueles afetados pelo branqueamento, além de receberem informações importantes de conscientização a favor da proteção dos ecossistemas marinhos. Todos foram convidados a participar da ação e seguir a Fundação Grupo Boticário nas redes sociais para ganhar brindes. 

 

Década do Oceano 

A atenção aos corais e à saúde do oceano faz parte da atuação da Fundação. Um estudo inovador publicado recentemente pela instituição aponta que os recifes de corais geram até R$ 167 bilhões ao Brasil em serviços de proteção costeira e turismo. Em relação aos transtornos causados pela crise climática, os corais contribuem com a redução de danos causados por ressacas, alagamentos e erosões em regiões costeiras. Além disso, cada quilômetro quadrado de recife de coral saudável é capaz de gerar R$ 62,7 milhões ao ano em receitas ligadas ao turismo de sol e praia, mergulho e snorkeling. Porto de Galinhas, localizado em Ipojuca (PE), foi um dos locais analisados no estudo “Oceano sem Mistérios – Desvendando os recifes de corais”.

Se você se interessa em participar ativamente dessa missão, conheça todas as  ações da Fundação Grupo Boticário e mergulhe também na biblioteca de artigos e pesquisas realizadas.

A conservação da natureza deve ser feita por todos nós, não deixe de acompanhar as ações de empresas e instituições sobre a pauta, e engaje-se! As Pesquisas Científicas são apenas uma das várias frentes de atuação da Fundação Grupo Boticário para conservação da natureza, saiba mais: 

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 33 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em grandes decisões, nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. 

Sites: www.fundacaogrupoboticario.org.br | www.grupoboticario.com.br | Redes sociais: @fundacaogrupoboticario