Fundação Grupo Boticário e Unesco oferecem bolsas de R$ 10 mil para produção de reportagens sobre o oceano
Edital Conexão Oceano incentiva a produção de reportagens sobre a atuação do Brasil em relação aos compromissos globais para a proteção do oceano. Inscrições podem ser feitas até 30 de abril.
24/04/2023
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco promovem a terceira edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental. A iniciativa selecionará até cinco projetos de reportagem de todo o Brasil para receber bolsas de R$ 10 mil cada. O objetivo é fomentar a produção jornalística para sensibilizar, conscientizar e engajar a sociedade a favor da conservação do oceano. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online disponível no site da Fundação Grupo Boticário.
Os profissionais interessados podem inscrever até dois projetos para a produção de reportagem única ou série de reportagens para veículos jornalísticos impressos, de televisão, rádio ou internet, que retratem a atuação brasileira para cumprir compromissos globais relacionados com a proteção do oceano. Os trabalhos podem abordar políticas públicas, cases nacionais e regionais, uso sustentável, lacunas de atuação, cooperação internacional, comparação com outros países, cruzamento de dados e estatísticas, entre outras possibilidades.
Podem se inscrever jornalistas formados ou que comprovem exercer a função regularmente há pelo menos dois anos, sem a necessidade de serem especializados em coberturas ambientais. A seleção irá considerar a criatividade e a originalidade da pauta, a relevância do tema para a sociedade, a consistência do plano de apuração e de divulgação, assim como o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato, além da abrangência do veículo de comunicação.
Como referência para a produção das reportagens, os interessados podem consultar no regulamento do Edital diversos acordos, tratados e compromissos internacionais que contam com a participação do Brasil ou visam a adesão brasileira.
Com 32 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.