Como limpar e massagear o couro cabeludo

Cuidar do couro cabeludo está na sua rotina de cuidados com o cabelo? Veja nossas dicas e saiba como limpar e massagear a região para mantê-la saudável.

Compartilhar:

Quem aí não deseja ter cabelos saudáveis, bonitos e brilhantes? A maioria das pessoas não economizam tempo com alguns cuidados especiais para as madeixas. Entre as principais preocupações com os fios, a saúde e o couro cabeludo ganham destaque na rotina de beleza. Até por que a base do cabelo é a raiz, então um nascimento saudável poderá contribuir de forma positiva ou negativa em todo comprimento dos fios. Gastar uns minutinhos extras cuidando do couro cabeludo vai garantir madeixas mais soltas e sedosas. 

Adotar uma rotina de cuidados com o cabelo é fundamental para prevenir vários problemas, como a caspa, coceira ou irritação no couro cabeludo. Para que a área próxima da raiz fique saudável com fios bonitos e macios, nada melhor do que realizar uma limpeza profunda de vez em quando.

Shampoos que limpam e tratam o cabelo 

A função do shampoo não é só limpar os fios, e sim hidratar, revitalizar e refrescar (dependendo da necessidade de suas madeixas). Os shampoos limpam os cabelos e o couro cabeludo, tirando a gordura natural em excesso. Sua fórmula contém agentes de limpeza, aromatizantes, conservantes e agentes condicionadores, que formam uma película na raiz dos cabelos conferindo uma aparência mais grossa. Já os agentes condicionantes amaciam as escamas de cutículas de forma que os cabelos não embaracem, ajudando a eliminar a eletricidade estática dos fios quando secam. Dica extra:  desembaraçar os fios com a escova antes de lavá-los para que às células mortas se soltem.

Escolha o produto certo para seu cabelo

O importante é que sempre se use um produto feito para seu tipo de cabelo: seco, normal, oleoso ou tratado quimicamente. A boa notícia é que você não precisa se preocupar, pois aqui no Boticário tem linhas que tratam e cuidam do seu cabelo como a linha Match, Nativa SPA e Cuide-se Bem. Com elas você encontra a oportunidade de escolher entre sua necessidade.

Shampoos que limpam e também dão início ao tratamento antes mesmo da aplicação do condicionador são uma boa alternativa para quem não tem condições de investir em hidratações. Uma sugestão de produto é a linha da Cuide-se Bem Feira do Boticário que tem o shampoo Banana que limpa e nutre os fios e o shampoo Vinagre de Maçã em que purifica e dá brilho aos seus cabelos.

cuide-se bem feira shampoos

Benefícios da esfoliação no couro cabeludo

Truques sobre a esfoliação, massagem capilar e a limpeza ideal farão com que a esfoliação do couro cabeludo ajude a eliminar as células mortas, auxiliando no combate à oleosidade excessiva dos cabelos. Além disso, esse processo ajuda a retirar resíduos de produtos, como condicionadores e leave-in, que se acumulam na raiz dos fios. Mas tenha cuidado, para evitar danos à área sensível, o procedimento deve ser feito a cada 15 dias. Para de auxiliar nesta exfoliação temos o Esfoliante Capilar Detox Matcha da linha Nativa SPA do Boticário.

esfoliante capilar para limpar couro cabeludo

Como fazer a massagem no couro cabeludo

Com um processo bem simples a massagem no couro cabeludo deve ser feita com shampoo (normal ou esfoliante) nos cabelos úmidos. Devemos fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos, sempre tomando cuidado para não forçar muito e agredir o couro cabeludo ou as fibras dos fios. Para um melhor resultado, recomenda-se que o processo dure entre 1 a 3 minutos até por que neste intervalo o cabelo também estará absorvendo melhor todas as propriedades do shampoo. 

Após o intervalo, é só continuar com a lavagem normal, retirar todo o produto do cabelo e aplicar a máscara ou condicionador de sua preferência. 

Agora que você já sabe tudo sobre como limpar e cuidar ainda mais do couro cabeludo na sua rotina com os cabelos te convido a conhecer nossa página no Instagram e veja os conteúdos legais que eu preparo para vocês. Também tenho minha loja virtual do Boticário para aproveitar e já adquirir seus produtinhos favoritos por lá. É só clicar aqui para conhecer!

 Quer saber como ser revendedor Boticário? Clique aqui e saiba mais!

- Por Livia Mirele