Manual da maquiagem simples: se prepare em 15 minutos

Veja como otimizar tempo para compor uma maquiagem simples para o dia em poucos passos e com os itens certos.

Compartilhar:

Fazer uma maquiagem para o dia a dia pode parecer simples para muita gente, mas para quem não tem prática, dicas como as que vamos oferecer hoje podem transformar o jeito que você se produz. Sem falar que é um super pontapé se você deseja testar a sua habilidade em maquiagens mais elaboradas.  

Uma maquiagem simples é uma ótima carta na manga, porque além de otimizar o seu tempo, tem a função de neutralizar ou realçar áreas do rosto e dar aquele aspecto mais saudável. Vem aprender com a gente a como investir nos itens essenciais de uma maquiagem simples para iniciantes e como aplicar de um jeito bem descomplicado. 

Antes de qualquer maquiagem, o tratamento é fundamental 

Tempo estimado: 4 minutos
A preparação da pele antes de começar a se maquiar é tão relevante quanto a própria maquiagem. Esse passo faz diferença na preservação da saúde da sua pele e também impacta no aspecto e durabilidade da maquiagem. Veja os itens essenciais para começar com o pé direito. 

Sabonete facial 

A pele do rosto e do corpo tem necessidades diferentes. A pele do rosto é mais sensível e necessita de uma limpeza mais gentil comparada ao corpo. Além disso, escolha um sabonete facial que atenda a necessidade do seu tipo de pele, seja ela oleosa, mista, regular ou seca.  

Hidratante

É ele quem vai reter a hidratação necessária para a sua pele e mantê-la saudável antes, durante e depois da maquiagem. De novo, a atenção para o seu tipo de pele vai nortear se você precisa de um produto com textura mais leve (no caso de pele oleosa e mista) ou com hidratação mais intensa (peles regulares ou secas). 

Protetor solar

O item mais indispensável dessa lista. Mesmo em ambientes fechados ou dias nublados, proteger a sua pele dos raios U.V e luz azul é fundamental para manter a saúde dela. Invista em um bom protetor solar ou em maquiagens que possuem um fator alto de proteção, como a Base Hyaluronic que possui FPS 70 ou a Make B. Retinol H+ que possui FPS 80 na composição.  

O kit básico da maquiagem simples

Antes de dar continuidade no tutorial de maquiagem, listamos aqui itens essenciais para uma maquiagem fácil de fazer. Veja quais são eles e o motivo que você deve investir.

Base do seu tom: para acertar na escolha, a opção mais assertiva é testar diretamente no seu rosto. Aplique uma quantidade de base próximo do maxilar para que você consiga comparar a cor do seu pescoço com a do seu rosto. Escolha o tom que mais se aproxima do tom de todo o seu pescoço.

Corretivo iluminador: é legal apostar em um corretivo um tom mais claro do que a sua cor habitual, isso ajuda a camuflar e iluminar pontos interessantes do rosto como as olheiras, nariz e testa. 

Pó Facial: escolha os com textura mais fina, pois são os preferidos na hora de maquiar porque marcam menos linhas e rugas e ajudam a selar a pele. 

Blush: escolha um tom que você goste. O blush pode ser mais iluminado ou mais opaco. 

Experimente brincar com texturas também, com blush líquido para um aspecto mais natural ou em pó, mais fácil de aplicar e esfumar. 

Máscara de Cílios: o grande segredo está nas camadas que você vai aplicar. Não se esqueça de esperar um pouquinho cada camada secar para aplicar a seguinte. Aplique também nos cílios inferiores, ajuda a abrir o olhar.

Sobrancelhas: preencha a sobrancelha com o pigmento que mais se aproxima da cor do seu pelo. Aposte em sombras como o Trio para Sobrancelhas Make B. que são mais suaves para aplicar e tem menos atrito com a raiz do pelo da sobrancelha. 

Batom: uma infinidade de texturas e cores para você se jogar. Escolha a que mais agrada você. Na maquiagem básica, os tons neutros são sucesso garantido.
 

Prepare a pele 

Tempo estimado: 7 minutos 

Preparar a pele é uma das etapas da maquiagem simples | Boticário

Preparar a pele é uma das etapas da maquiagem simples

Agora que você limpou, hidratou e selou os produtos com o protetor solar, comece neutralizando os tons do seu rosto com na preparação da pele.  Aqui é a hora de camuflar aquela espinha chata que ainda está meio vermelha, as olheiras, as manchinhas ou disfarçar os pontos que destoam do tom predominante do rosto. Veja o tutorial de maquiagem para a pele em 3 passos simples: 

  1. Comece espalhando a base por todo o rosto com a ajuda de um pincel ou de uma esponjinha úmida. Dê leve batidinhas até tudo ficar bem uniforme. 
  1. Em seguida, aplique o corretivo nas áreas que precisam de mais cobertura como alguma espinha, mancha ou olheira e esfume como fez com a base. 
  1. É legal você selar a pele com o pó solto ou compacto neste momento para evitar que os produtos acumulem, principalmente, na área dos olhos. 
     

Dica: Lembre-se sempre de primeiro aplicar todos os produtos líquidos e cremosos para depois partir para os em pó, ok? 

 

Dando cor e profundidade para a maquiagem

Tempo estimado: 4 minutos 

Para construir sua make, não se esqueça de dar profundidade e cor!

Para construir sua make, não se esqueça de dar profundidade e cor!

Dando sequência no nosso tutorial de maquiagem, agora que a pele está devidamente pronta, hora de dar cor e profundidade: 

  1. Para devolver cor para o rosto, use o bush no alto das maçãs e com o restinho que sobrou no pincel, aproveite para esfumar o centro do nariz e o queixo. 
  1. Nas sobrancelhas, use produtos como o duo de sombras Make B. para pentear e preencher as falhas.  
  1. Aproveite a mesma sombra e faça um leve esfumado nos olhos. Isso ajuda a dar profundidade e realça o olhar. Pegue um pouco da sombra com um pincel fofinho e aplique em toda pálpebra móvel, esfume as bordas com movimentos leves. 
  1. Agora, a máscara de cílios vai dar todo o destaque que os seus olhos precisam. Passe várias camadas até ficar tudo bem preenchido. 
  1. Por fim, escolha um batom, lip tint ou gloss com a sua cor favorita e aplique nos lábios. 

 

Dicas extras para incrementar a maquiagem

Tempo estimado: 5 minutos extras 

 Confira as dicas para finalizar sua maquiagem!

Confira as dicas para finalizar sua maquiagem!Sua maquiagem simples para o dia já está pronta, agora se você quiser incrementá-la, aí vão alguns produtos bem legais para se pensar em ter no nécessaire.

Bruma: ajuda a hidratar e fixar a maquiagem. Você pode usar tanto no começo quanto na finalização da preparação da pele. Ela ajuda também a tirar um pouco daquele aspecto seco que fica na pele após selar com o pó facial.

Primer facial: muito interessante para quem sofre com pele oleosa e se incomoda com poros dilatados ou linhas de expressão. Ele ajuda a disfarçar a textura da pele, dando um aspecto mais liso. A ordem de aplicação dele é logo após o protetor solar, sempre antes da base. 

Iluminador: uma maquiagem com pontos iluminados faz uma diferença enorme de acabamento. Invista em um iluminador com o tom próximo da sua pele. Aplique nas têmporas, abaixo das sobrancelhas, na ponta do nariz e também no alto do lábio superior (o arco do cupido).

Bronzer ou contorno: usados para dar profundidade para a pele na região das bochechas, disfarçar a papada ou dar um contorno mais trabalhado para o nariz.

Sombras: brinque com as cores, com os brilhos. Solte a sua imaginação para compor looks que valorizam o seu rosto. 

Delineador: foco total no olhar. Ele ajuda a fazer com que o seu olho seja o protagonista da maquiagem. Aposte no clássico delineador preto e se você quiser ousar um pouco mais, por que não experimentar um delineador colorido? Com um pouco de prática, seu delineado vai sair perfeito, é só treinar.  

Gostou das nossas dicas? A gente vai adorar saber aqui nos comentários. Se este conteúdo foi útil para você, experimente conhecer outras matérias aqui do nosso blog. Além de make, falamos sobre novidades, skincare, perfumaria, cuidados para a pele e muito mais! 

- Por Nara Lorkievicz