Como é feita a criação de uma nova fragrância

Quer saber como uma fragrância é feita? O expert em perfumaria Cesar Veiga contou como funciona o processo de criação de uma fragrâncias.

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Você já deve ter se perguntado como fazer um perfume ou outra fragrância como desodorante colônia e splash. Quando a gente compra aquela fragrância que nos acompanha na rotina nem imaginamos que até chegar às prateleiras ela passa por um longo processo de desenvolvimento e testes para garantir sua qualidade e performance. Para que você conheça como funciona o processo de criação de uma nova fragrância do zero, trouxemos este artigo explicando cada uma das etapas. Continue a leitura e descubra como uma fragrância é feita!

Etapas para criar uma nova fragrância 

Conheça cada uma das etapas para a criação de um novo item de perfumaria no Boticário.  

Braços de uma pessoa borrifando fragrância nos pulsos

Processo de criação de uma nova perfumaria

 

1ª etapa – Montagem do briefing da fragrância 

A primeira etapa é elaborar o briefing da fragrância que é construído pelo time de Marketing e Avaliador de Fragrância. Ele consiste em um documento com ideias de que se deseja para a nova fragrância trazendo informações importantes como o seu perfil olfativo, a sua personalidade, o que queremos transmitir e qual o público-alvo. Este documento serve como orientador para se iniciar a criação. Essa ideia pode ser baseada em uma oportunidade do mercado, uma tendência olfativa, uma demanda especifica dos consumidores, entre outros motivos.  

Você sabia que vários elementos podem servir de inspiração como cores, texturas, música e imagens? Além do texto com o conceito para que o perfumista possa traduzir em cheiros aquela mensagem que estamos imaginando. 

2ª etapa – Criação da fragrância  

Com o briefing em mãos, passamos para os nossos perfumistas parceiros iniciarem a tradução do desejo em ideias olfativas. São várias ideias que serão apresentadas vindas de perfumistas situados em diversos centros criativos no mundo como São Paulo, Paris e Nova Iorque.  

3ª etapa – Avaliações  

Nesta etapa, o produto passa por uma série de avaliações iniciais para testar sua qualidade e se está adequada ao briefing proposto.   

4ª etapa – Ajustes

Aqui são feitos ajustes e melhorias para que ela fique de acordo com a ideia inicial. Aqui podem ocorrer, por exemplo, propostas de ajustes ingredientes que compõem uma fragrância bem como como sua performance.  É mais ou menos como se fosse uma lapidação da ideia para deixá-la mais adequada ao que queremos transmitir, aqui entra a sensibilidade dos envolvidos nesta arte, podendo demandar vários meses e diversos ajustes para se chegar a uma proposta ideal.  

5ª etapa – Testes de performance  

Durante esta etapa são realizados de performance técnica, ou seja, uma análise para garantir a qualidade da proposta como sua intensidade, rastro e tempo da sua permanência na pele.  Como curiosidade, se necessário, a criação pode voltar para a etapa de ajustes. 

6ª etapa – Pesquisa com consumidor  

Se tudo correr bem na etapa anterior, o item de perfumaria vai ser testado pelos consumidores, que vão usar o produto e depois responder uma série de perguntas sobre a fragrância para que o time de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos entenda se ela cumpre com a sua proposta e orientar sua aprovação elo time de Marketing.   

7ª etapa – Testes complementares  

Nesta fase de criação de um perfume, desodorante colônia, eau de parfum ou outro subtipo de fragrância, são feitos diversos testes complementares para garantir a segurança e qualidade do produto e ter a certeza de que ele está pronto para ser comercializado 

8ª etapa – Cadastro da fórmula e compra de insumos 

Para expandir a criação do produto e produzir quantidade suficiente para que ele seja comercializado, é feito o registro da fórmula e a compra de matérias-primas essenciais na composição do item, garantindo sua produção em massa. 

9ª etapa – Produção da fragrância 

Aqui as fragrâncias são produzidas, envasadas e embaladas.  

10ª etapa – Distribuição 

Com as fragrâncias prontas, chegou a hora de fazer a distribuição para os centros de distribuição e para as lojas, franqueados e revendedores que comercializam os produtos. 

Quanto tempo dura a criação de uma fragrância? 

Agora que você já entendeu como um produto é feito, deve estar se perguntando quanto tempo demora todo esse processo. Acredite, o tempo varia entre meses ou em alguns casos até anos. 

Gostou de conhecer mais sobre o mundo da perfumaria e aprender como uma fragrância é feita? Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog do Boticário!  

- Por Cesar Veiga