Novo frasco de Arbo tem foco em sustentabilidade, saiba os detalhes

A Pesquisadora Franciele Saorin e a Designer de Produtos Larissa Barreto contaram os detalhes do novo frasco e o refil de Arbo, confira!

Compartilhar:

Este incrível lançamento de refil para a perfumaria de Arbo visa a redução de resíduos, através do redesign da embalagem  com inserção de rosca para remoção da válvula e criação de refil com baixo impacto ambiental e alto potencial de reciclagem. Saiba tudo sobre esta novidade com a Pesquisadora em Inovação de Embalagens Franciele Saorin e a Especialista em Design de Produto Larissa Barreto.

Nova embalagem de Arbo

Nova embalagem de Arbo

Nova embalagem de Arbo focada na sustentabilidade

O novo shape de Arbo reforça a linguagem da marca através do relevo e do formato de folha, oferecendo uma experiência sensorial agradável e pega ergonômica para o consumidor. Estes atributos de design remetem ao frescor, à natureza e à essência de Arbo. Além disso, o design traz a terminação em rosca, que permite fácil remoção da válvula spray para refilagem.

No lançamento de Arbo Puro, a tampa  foi desenvolvida com polipropileno (PP) de segunda geração, feito de matéria-prima renovável e certificado ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), obtido a partir de rejeitos de óleo de cozinha e gorduras, coletados de indústrias de alimentos e restaurantes, substituindo o uso de óleo fóssil virgem, proveniente do petróleo.

Através da abordagem de balanço de massa, essa iniciativa visa reduzir não só o consumo de plástico obtido a partir do petróleo, como também as emissões de gases de efeito estufa, pois a nova tampa emite 51%* menos dióxido de carbono (CO2) equivalente, contribuindo para um futuro mais sustentável. A iniciativa prevê reduzir o uso de 11,68** toneladas de matéria-prima virgem, sem impactar a cadeia de reciclagem do PP, pois o novo material pode ser reciclado normalmente na cadeia já consolidada no Brasil.”

Matéria-prima da fragrância Arbo

Junto com a sustentabilidade na embalagem, o novo Arbo Puro também traz ingredientes de origem natural. Descubra mais sobre a composição da perfumaria:

Ingredientes de origem natural

Arbo Puro é composto por mais de 92% de ingredientes de origem natural. Esses ingredientes são aqueles obtidos por processos químicos ou biológicos, que provocam uma alteração no composto químico original gerando novas matérias primas.

Uso de ecoálcool

OEcoÁlcool é feito a partir do bagaço da cana-de-açúcar e outros resíduos de biomassa. Esse processo garante a redução na pegada de carbono em mais de 30% em relação ao álcool tradicional. O Grupo Boticário é pioneiro no seu uso na indústria de beleza.

Sobre a fragrância Arbo Puro

Arbo Puro traz o frescor que te conecta com a natureza. Esse fougère natural  traz para os seus dias uma fragrância que proporciona a sensação de acalmar a mente***, para recarregar as suas energias todos os dias. O Bambu e seu poder de purificar o ar inspiram Arbo Puro, e revelam uma fragrância que traz o frescor das notas cítricas e especiadas, combinadas à leveza do Acorde Bambu, à força do Patchouli e ao conforto envolvente do Musk.

Refil da fragrância

No refil foi utilizado um dispositivo de dosagem inédito, que evita vazamento e desperdício, composto por alumínio, borracha e polipropileno – materiais com fácil desmontagem e alto índice de reciclabilidade na cadeia. Por fim, possui um selo de inviolabilidade e dispensa o uso de cartucho. A conceituação do novo shape buscou sofisticar e modernizar o formato do frasco, reforçando ainda mais a essência de Arbo e mantendo os atributos relevantes para o consumidor.

Para isso, utilizamos a folha como grande inspiração, onde se faz presente na vista do topo, nos relevos sensoriais e nas linhas curvas que resultam em uma pega confortável, que se encaixa na mão, trazendo belos reflexos que permeiam o vidro e o granel.o refil, seguimos com um design minimalista em alumínio, facilitando a reciclagem e garantindo que a qualidade da fragrância seja preservada. Além disso, a refilagem do produto pode ser feita em casa, unindo inovação, sustentabilidade e praticidade. Ao implementar a válvula rosca e um dispositivo de dosagem inédito para o refil, Arbo se tornou a primeira marca de perfumaria de O Boticário com refilagem.

Seu dispositivo se encaixa na válvula evitando vazamentos e desperdícios na refilagem. Por possuir áreas distintas para a entrada de ar e saída de produto, a vazão é rápida e fluída, simplificando o processo. Além disso, a praticidade no uso do refil é um diferencial, podendo ser utilizado, em casa, pelo consumidor.

Sobre Impacto Ambiental

A reutilização do frasco, através da refilagem, evita a recompra e o descarte de toneladas de embalagens, reduzindo em até 89% a quantidade de resíduos em comparação à compra de produto a ser descartada no meio ambiente. Além disso, ao utilizarmos um frasco de alumínio para o refil, alcançamos uma grande redução de peso e um ganho na quantidade de unidades por caixas, na distribuição, contribuindo significativamente com a redução de CO2 nesta etapa.

Após o uso, o refil, por ser de alumínio, gera grande interesse na cadeia da reciclagem, em todas as regiões do país, por seu alto valor no mercado, contribuindo com a cadeia de reciclagem do alumínio, que já atingiu 99% no Brasil.

A refilagem na perfumaria de O Boticário estimula os consumidores a criarem o senso de coletividade na preservação do meio ambiente, além de reforçar o compromisso do Grupo Boticário em solucionar 150% dos resíduos gerados até 2030. 

*51% menos emissões de CO2 e 11,68

** toneladas a menos de MP virgem (com base na projeção de vendas de 2024), quando comparado às outras tampas do portfólio de Arbo desodorante colônia.

***Teste de eficácia percebida realizado com consumidores.

- Por Franciele Saorin e Larissa Barreto