Resíduo Extinto: programa de inovação aberta em economia circular
Procuramos uma solução capaz de gerar impacto positivo nos desafios Economia Circular.
25/03/2024
Todos os dias, centenas de lugares ao redor do mundo sofrem com a poluição e o descarte incorreto de resíduos. E além da beleza, o cheiro desses biomas também está se perdendo.
O Boticário, que sempre se preocupou em gerar impacto positivo em todos os elos da cadeia – desde desenvolvimento de produtos a logística reversa, gestão de resíduos e iniciativas de conservação ambiental, lançou um chamado em forma de fragrâncias. A primeira linha do Boticário que não será vendida.
Extinto se inspira no cheiro de lugares do mundo antes de serem poluídos para despertar um alerta: ou mudamos nossos hábitos ou a beleza e o cheiro dos locais mais lindos do planeta podem sumir.
Para potencializar ainda mais esse chamado, O Boticário, em parceria com a Artemisia, lança o programa de inovação aberta de impacto socioambiental Resíduo Extinto, que tem como objetivo fomentar soluções inovadoras relacionadas aos desafios de Economia Circular, com foco principal na gestão de resíduos sólidos.
Uma solução, desenvolvida por um negócio de impacto, será selecionada e contará com apoio de especialistas em inovação, desenvolvimento de negócios e impacto socioambiental, além de até R$100.000,00 (cem mil reais) para o desenvolvimento do piloto, fortalecendo assim o negócio e avançando mais rapidamente em sua jornada para a construção de um mundo em que seus paraísos e cheiros nunca sejam extintos.
OS DESAFIOS
Procuramos uma solução capaz de gerar impacto positivo nos desafios Economia Circular. Não é obrigatória a aplicação exclusivamente na cadeia do Grupo Boticário, mas é preciso responder a um ou mais das seguintes vertentes:
Desafios e alguns exemplos de abordagens:
Desafio 1: Redução e Circularidade
Tecnologias e soluções inovadoras que evitem desperdício, incentivem o reaproveitamento e/ou evitem consumo de novos insumos naturais na cadeia produtiva.
Exemplos de abordagem:
Quando pensamos em Economia Circular, é necessário atuar desde o desenvolvimento de materiais e produtos – para aumentar a sua circularidade – até a disposição final.
Um exemplo de desafio é o desenvolvimento de materiais de merchandising para ponto de venda e comunicação Out of Home mais sustentáveis, que busquem soluções para: redução de matéria prima virgem na produção, priorização de materiais recicláveis mais duráveis e com maior reciclabilidade.
O que O Boticário já vem fazendo?
- Chapa Sustentável
Em 2023, O Boticário em parceria com a Mão Colorida passou a usar materiais de baixa reciclabilidade, como plásticos misturados e com alta sujidade, para substituir o uso do MDF nos mobiliários de loja.
Como ampliar estas soluções e estimular um varejo mais sustentável?
Desafio 2: Recolhimento
Encontrar novos negócios de logística reversa para coleta de materiais pós consumo com modelos operacionais mais inteligentes para uma gestão de resíduos mais eficaz e eficiente.
Exemplos de abordagem:
A poluição de rios e oceanos, uma das problemáticas geradas pelos resíduos, é consequência do descarte incorreto. Uma das formas de evitar isto é garantindo que o resíduo não chegue nos corpos hídricos. Por isso, buscamos soluções perenes para mobilizar e realizar a captura de resíduos recicláveis pós-consumo nos municípios brasileiros juntamente com uma destinação mais eficiente e eficaz. Temos como prioridade os resíduos de vidro transparente, plástico e papel.
O Grupo Boticário possui ambições voltadas à gestão de resíduos e à incorporação de material reciclado em suas embalagens. Por isso, já é parceiro de negócios de impacto como a Green Mining em projetos voltados para essa temática.
Exemplo de projeto atual já implementado e em andamento no Grupo Boticário:
- Estação Preço de Fábrica:
Trata-se de um movimento em rede, liderado pelo Grupo Boticário em parceria com a startup Green Mining e com o apoio e participação de empresas parceiras que possuem a mesma ambição de sustentabilidade e economia circular. O projeto tem por objetivo de desenvolver e estimular a cadeia de reciclagem de vidro, papel e plástico, através de incentivo financeiro mais atrativo (até 6x a mais do que o mercado tradicional de reciclagem) para as pessoas que devolvem seus resíduos sólidos.
Desafio 3: Reciclagem
Aplicar novas tecnologias para reciclagem (e / ou descontaminante – despoluente) de materiais que são difíceis de reciclar, por serem caros e/ou laboriosos de processar.
Exemplos de abordagem:
Nesta temática, buscamos tecnologias e soluções inovadoras que apoiem a reciclagem de materiais de difícil reaproveitamento. Soluções para descontaminação química ou biológica de plásticos, a fim de aumentar o ciclo de vida destes materiais, são exemplos em linha com este desafio.
Atualmente, o processo de descontaminação é complexo, o que torna necessário encontrar soluções mais viáveis financeira e tecnicamente para possibilitar escalabilidade.
PARA QUEM É?
Critérios de seleção
Potencial de geração de impacto socioambiental – Soluções que ofereçam produtos e serviços que tenham como entrega principal gerar impacto socioambiental e capazes de acompanhar e mensurar este impacto.
Perfil da Organização – Ser uma empresa privada, com fins lucrativos e CNPJ ativo.
Perfil do empreendedor e equipe – Empreendedores com relevante experiência empreendedora e/ou no setor, comprometidos com impacto socioambiental e que tenham intenção genuína de gerar impacto social. A equipe deverá ter pelo menos um sócio dedicado em tempo integral, com uma equipe complementar, competente e com grande capacidade de execução.
Potencial de crescimento – Modelos com sustentabilidade financeira, com potencial de replicabilidade e/ou escalabilidade.
Potencial de inovação – Capacidade de entregar soluções inovadoras por meio de produtos e serviços diferenciados que consigam crescer sua capacidade de execução sem ter custos elevados.
Estágio de maturidade – Para o Programa o negócio deve estar em fase de operação, tração ou em busca de escala. Importante ter produto/serviço validado e operação ativa com vendas, com resultados mensuráveis.
Potencial de endereçar os desafios da Economia Circular – Os realizadores analisarão como a solução do negócio se encaixa nos desafios da Economia Circular, com uma proposta sistêmica e não fragmentada.
POR QUE PARTICIPAR?
Essa é a oportunidade de receber apoio da Artemisia e do Boticário em um programa 100% gratuito. Confira os benefícios:
- Acompanhamento e suporte individualizado para desenvolvimento do seu piloto ao longo do programa
- Suporte na validação do seu produto/serviço com especialistas do Grupo Boticário, Artemisia e mentores de mercado.
- Conexão com especialistas de diversas áreas de atuação
- Apoio na construção ou atualização da Teoria da Mudança do seu negócio, a fim de fortalecer sua estratégia de gestão de impacto.
- Apoio para diagnosticar e endereçar as travas de crescimento do seu negócio com o desenvolvimento de um plano de ação.
- Até R$100.000,00 (cem mil reais) para desenvolvimento do projeto-piloto.
FASES DO DESAFIO RESÍDUO EXTINTO
Realizadores
O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
Artemisia
A Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto no Brasil, tem como missão potencializar negócios que criam soluções para problemas sociais ou ambientais e provocam impacto positivo por meio da sua atividade principal. Para isso, lidera iniciativas de fortalecimento a negócios de impacto – via programas de aceleração, apoio em pilotos de inovação aberta e articulação de investimento de impacto –; conecta grandes empresas ao universo dos negócios de impacto; e desenvolve conhecimentos sobre o tema. Fundada em 2005, possui atuação nacional e já impulsionou mais de 770 iniciativas de impacto de todo o Brasil em seus diferentes programas.
Mais informações
- Perguntas e Respostas
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- Contato para dúvidas: contato@artemisia.org.br