Retratos sobre a Paternidade no Brasil

O Boticário encomendou a pesquisa “Retratos sobre a Paternidade no Brasil” para avaliar o impacto da paternidade na educação dos filhos. Veja o estudo completo!

Compartilhar:

O Boticário encomendou a pesquisa “Retratos sobre a Paternidade no Brasil” para avaliar o impacto da paternidade na educação dos filhos. O estudo, conduzido pela Grimpa, Consultoria de Pesquisa de Mercado
e Consumer Insights, entrevistou mil homens de todas as regiões do país e revelou que existe uma nova paternidade se consolidando entre pais da geração Millenial e X.

Participaram pais de 25 a 55 anos, cuja perspectiva revelou a emergência de uma paternidade com novos princípios e atitudes. Os entrevistados identificam-se com uma paternidade participativa com mais expressão de afeto e diálogo, bem como a consciência do seu papel.

O estudo também aponta desafios para uma paternidade mais ativa e serviu como embasamento social para o tema macro da campanha de Dia dos Pais da marca, que aponta a educação como uma agenda
amplamente relevante na vida de um filho – e também como o maior legado que pode ser deixado.

Objetivo

Mapeamento da paternidade e educação no Brasil, compreendendo perspectivas sobre a responsabilidade dos pais na educação e as percepções sobre as transformações de princípios e comportamentos no mundo atual.

Metodologia

Pesquisa quantitativa. Foram realizadas 1.000 entrevistas com pais internautas de crianças de 5 a 15 anos, de todas as regiões do Brasil, com idades entre 25 a 55 anos.

Erro amostral máximo: 3,1%
Intervalo de confiança: 95%
Sinalizações :
– azul: diferença estatística para mais
– vermelho: diferença estatística para menos

Perfil dos Pais

 

 

 

Quem são os pais

 

 

 

 

 

 

 

 

Educação dos Filhos

 

 

 

Aprendizados

Os pais da geração Millenial e X são atentos à forma como educam seus filhos. À luz da contemporaneidade, os homens estão desconstruindo sua antiga participação exclusivamente como provedor para um pai
objetivamente participativo, que se envolve nas atividades diárias e nas decisões da vida dos filhos, bem como um pai afetuoso, que demonstra seus sentimentos, doa seu tempo e se envolve com a educação.

Tornar-se pai pode ser um marco na vida dos homens e impactar tanto na revisão da sua conduta, quanto nos princípios ensinados: podem ser exemplo e referência para os filhos. Uma revisão de postura em relação à paternidade representa uma significativa mudança nas responsabilidades tradicionais, atribuídas ao pai e à mãe, tema de extrema relevância na discussão do machismo na sociedade.

Principais destaques sobre os impactos da paternidade na educação

#1 Ser referência: 56% almeja ser um exemplo positivo para os filhos e se preocupam em influenciar positivamente seu futuro.

#2 São ativamente envolvidos na educação: são responsáveis pelas atividades rotineiras, lazer e questões de saúde.

#3 Diálogo: pais estão atentos à linguagem utilizada na educação dos filhos, tanto para não repetir padrões quanto como pelo fato de diminuírem o uso de frases consideradas sexistas.

#4 Assédio está em revisão: há uma postura de maior consciência sobre o tema: machismo é uma forma de assédio para 6 a cada 10 pais.