Todo mundo tem o tom de batom vermelho perfeito. Descubra o seu!

Democrático que só ele, o batom vermelho pode transformar seu look em minutos. Vem se inspirar para escolher o tom que mais combina com você.

Compartilhar:

Sem dúvidas, o batom vermelho é um item que tem história no universo da maquiagem. Em diferentes períodos, já esteve na margem de forte julgamento social que, inclusive, afeta até hoje indiretamente algumas pessoas que amam a cor, mas que sentem um certo bloqueio por ser um tom mais chamativo. Por outro lado também tivemos o período em que a boca com batom vermelho se tornou um símbolo importante de revolução.  

O fato é que mesmo que a moda tenha ciclos bem definidos, com tendências que vem e vão muito rápido, este item de maquiagem continua sendo uma marca muito presente de poder e confiança. 

Por isso, vem sem medo aprender a fazer as melhores combinações com este item queridinho e de quebra se inspirar em maquiagens que vão favorecer o seu look inteiro!

Como usar batom vermelho?

O batom vermelho é democrático e combina com diversos estilos e cores. Ouse experimentar!

1. Esfolie e hidrate bem a boca antes de aplicar o batom.

Você pode fazer no dia anterior ou mesmo como um passo junto da preparação de pele na maquiagem. Isso facilita demais a aplicação e evita que ressalte ressecados e pelinhas, deixando a textura do batom (principalmente o do batom vermelho matte que destaca mais) fique mais bonita. 

2. Neutralize o contorno da boca.

Você pode neutralizar o contorno com o restinho de base que ficou na esponja, mas só de leve, tá? Isso ajuda com que o contorno do batom se destaque ainda mais. A dica é não usar muita base neste passo porque ela pode alterar a cor e acabamento do seu batom vermelho.

3. Contorne a boca antes de aplicar o batom.

Seja com batom líquido ou um contorno labial próprio, não deixe de contornar. Este passo é importante por 2 motivos principais: ajuda na simetria e também faz com que o batom não escorra pelos vincos da boca ao longo das horas de uso.

4. Agora é a parte mais satisfatória: a aplicação. 

Preencha o resto da boca com o seu batom avermelhado favorito e pronto.

Como acertar no tom do batom vermelho?

A verdade é que a única regra para acertar na escolha da cor do batom perfeito é experimentar e, se curtir, usar em todas as composições possíveis.  

Como o vermelho é uma cor que chama bastante a atenção, você pode usar as nuances dele para passar uma mensagem diferente em cada look. Vem ver algumas sugestões! 

Vermelhos mais abertos, tipo os puxados para o laranja compõem maquiagens mais alegres e chamativas. Aqui, cai muito bem acompanhar com uma composição mais colorida, tipo, com uma sombra rosa como a Intense by Manu Gavassi Pink pra fazer ex chorar em toda a pálpebra já dá um ar super descolado e com personalidade para o seu look.

Vermelhos puxados para o rosa/cereja assumem uma pegada mais clássica ou mesmo sexy, e é um dos tons mais democráticos de vermelho, já que fica excelente em todos os tons de pele. Experimente combinar o batom vermelho cereja com um olho bem caprichado na máscara de cílios e fazer um delineado gatinho impecável (aprenda como fazer, aqui). Esse tipo de maquiagem está sempre em alta. Você vai arrasar! 

Vermelhos mais escuros, puxados para o vinho são incríveis para maquiagens sóbrias. Esse tom de batom vermelho vinho destaca bastante a boca e traz um ar sofisticado para o look. Experimente usar tons neutros nos olhos para equilibrar a maquiagem.

A verdade é que a única regra para acertar na escolha da cor do batom vermelho perfeito é experimentar e, se curtir, usar em todas as composições possíveis.

Texturas e acabamentos que são legais de observar para potencializar o efeito do batom vermelho

Lip tint vermelho: leve cor nos lábios, mais natural, esfumado, com um pequeno ponto de cor no look.
Batom cremoso vermelho: lábios preenchidos, hidratados e com impressão de saudáveis.
Batom vermelho matte: textura aveludada, salienta o contorno natural dos lábios, passa a impressão de mais precisão na maquiagem.
Batom vermelho glossy: bem glamouroso e sexy. Dá a impressão de lábios mais volumosos. 

Batom vermelho combina com qual cor de maquiagem?

São muitas oportunidades para criar looks incríveis. Você pode usar a boca como foco da maquiagem ou fazer algo bem elaborado e colorido. Cores neutras como marrom e preto são super bem-vindas. Para fazer uma maquiagem mais glamourosa, experimente também sombras cintilantes nas cores champagnedourada ou rosé gold

Para ousar com o seu batom vermelho, já pensou em apostar em cores complementares ou opostas? Por exemplo, um olho com tons de roxo com um vermelho mais aberto. Rosa é um tom que combina muito também, aposte sem medo. Vai ficar incrível! 

 Quais cores de roupa combinam com uma maquiagem com batom vermelho? 

Cores neutras são sempre uma excelente opção. Preto, branco, azul e o próprio vermelho são sem erro! Assim como na maquiagem, você pode ousar e aplicar lilás, rosa, roxo, verde, laranja ou amarelo. Solte a imaginação e combine com um look que você se sinta bem. 

Gostou das nossas dicas e inspirações de maquiagem para a boca? Conta aqui pra gente nos comentários qual é a sua forma preferida de usar batom vermelho! 

- Por Nara Lorkievciz