Transição Capilar para cachos e crespos: todas as etapas do processo

Saiba o que é o cabelo em transição capilar, seus principais desafios, como começar e outras dicas

Compartilhar:

Já ouviu falar em transição capilar? Abandonar o alisamento vai além de uma decisão para o dia a dia e se torna uma forma de aceitação ao assumir os cabelos naturais com todos os seus cachos e ondas. O resultado da transição capilar é incrível, mas exige muita paciência de quem está passando por ele. Se você está pensando em passar pelo processo ou já está no meio dele, vale conferir o nosso guia sobre o assunto. 

O que é transição capilar? 

Esse processo começa quando uma pessoa decide abandonar qualquer tipo de química de alisamento para assumir o seu cabelo natural, independentemente de sua curvatura. 

Por bastante tempo, o padrão de beleza exaltou os cabelos lisos, fazendo com que muita gente procurasse formas de alisar os seus cachos. Nesse sentido, a transição capilar se tornou uma espécie de liberdade contra aquele modelo preestabelecido. 

Como “se livrar” de toda a química presente nos fios não é uma tarefa fácil, esse processo exige bastante paciência. 

Sendo assim, a nossa principal dica é uma: tenha o cabelo que desejar. Se você ama os fios lisos, continue alisando. Agora, se você quer resgatar os seus cachos, estamos aqui para lhe ajudar nesse processo. 

Os principais desafios 

Talvez o principal e maior desafio no meio do processo seja a aceitação do novo visual, já que o cabelo está com duas texturas ao mesmo tempo. Enquanto as pontas ainda estão lisas, a raiz começa a crescer com o fio natural.  

Outro ponto importante é que as madeixas que estão em transição costumam ser mais frágeis com ressecamento e quebra. Ou seja, é muito importante cuidar e hidratar o cabelo regularmente.  

Como fazer a transição capilar? 

Existem algumas formas de passar por esse processo. Uma delas é o Big Chop, quando você corta toda a parte quimicamente alisada de uma vez, deixando o cabelo bem curtinho.  

Para quem quer fugir desse processo mais radical, outra maneira de atravessar transição capilar é cortando os fios aos poucos, eliminando as partes lisas sem pressa. Ah, quem escolhe esse método também pode investir em finalizar as madeixas todos os dias para disfarçar a aparência das duas texturas.  

Os cuidados durante a transição de cabelo

No início do texto explicamos que os cabelos em transição costumam ser mais frágeis. Para fortalecer os fios, uma boa aposta é o cronograma capilar, que nada mais é do que uma agenda de cuidados que intercala tratamento de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Ela normalmente acontece da seguinte forma: 

  • 1º Passo – hidratação: ele é o responsável por repor a água e o nutriente do cabelo; 
  • 2º Passo – nutriçãoesse processo cria uma barreira na fibra capilar que mantém a hidratação das madeixas; 
  • 3º Passo – reconstrução: essa etapa devolve toda a queratina perdida, fortalecendo os fios enfraquecidos.

Produtos para transição capilar 

Para que esse processo seja o mais saudável possível, alguns produtos são essenciais. Por exemplo, ao assumir os cachos naturais é interessante apostar em shampoo e condicionador que sejam específicos para quem tem cabelo cacheado ou crespo, como Match. Respeito aos Cachos. 

Além dos produtos para a hora do banho, o creme modelador também vai ser um item importante para o momento da transição capilar. Isso porque esse tipo de creme define os cachos com uma modelagem natural. 

Como está sendo a sua transição dos fios? Quer mais dicas sobre cabelos crespos e cacheados? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.  

- Por Gabriela Petry