A história do vidro e sua relação com a perfumaria

A Especialista em Pesquisa de Embalagens, Franciele Saorin, e a Especialista em Design de Produto, Larissa Barreto Adad, contaram como é o ciclo de vida do vidro e como ele se transforma em encantamento na perfumaria

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Conta-se que o vidro foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura. Há registros de sua utilização desde 7.000 a.C. por sírios, fenícios e babilônios. Confira nesta matéria tudo sobre o ciclo de vida do vidro e como ele se torna encantamento na perfumaria.

O que é o vidro?

Fisicamente, ele pode ser definido como um líquido rígido, super-resfriado, sem ponto de fusão
definido, com uma viscosidade suficientemente elevada para classificá-lo, fisicamente como um
sólido.

Quimicamente, ele pode ser definido como sendo a união de óxidos inorgânicos não voláteis,
que resultam da composição e fusão de compostos alcalinos e alcalinos-terrosos, areia e outros
componentes.

Quais as principais matérias-primas do vidro?

A principal matéria-prima do vidro é a sílica, presente na areia. Outras matérias-primas importantes também são o calcário, a barrilha (carbonato de sódio), a alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes.

Principais vantagens do vidro

Veja algumas das vantagens que o trabalho com o vidro traz:

– É inerte, ou seja, não reage quimicamente, preservando assim a qualidade do produto envasado.
– Oferece alta transparência e valor agregado, principalmente a materiais de embalagem.
– É 100% reciclável, ou seja, a sua vida útil não acaba junto com o produto. Ele entra no ciclo do Boti Recicla e se transforma em outro objeto.
– Pode ser reciclado infinitas vezes, sem perda de qualidade ou pureza do produto.
– Quando utilizamos caco pós consumo reciclado, a homogeneização e fusão das matérias-primas são facilitadas, diminuindo o consumo de combustível.

Ciclo de vida de uma embalagem de vidro

O processo de fabricação, o transporte, a utilização e a reciclagem de uma embalagem de vidro podem ser descritos através da imagem abaixo:

Ciclo de vida do vidro | O Boticário

Veja como é o ciclo de vida de um vidro. Imagem cedida pela WHEATON – www.wheaton.com.br

Parece complexo, né? Vamos simplificar!

As matérias-primas já pesadas nas corretas proporções são misturadas e colocadas no forno, que opera com temperaturas de aproximadamente 1500ºC. Quando as matérias-primas se fundem há a formação de uma massa pastosa com uma viscosidade parecida com mel, que é formada pelos silicatos de sódio e cálcio.

O formato das embalagens de perfumaria se dá através de um molde. No vídeo abaixo você poderá ver a icônica ânfora de O Boticário sendo produzida:

Após a formação da ânfora, o frasco passa por uma chama, conhecida como fire polishing, essa técnica retira as imperfeições do frasco, que na sequência seguirá para a decoração, inspeção e transporte até o Grupo Boticário, onde as fragrâncias são envasadas e a mágica acontece!

Transformando o vidro em encantamento

A primeira embalagem de vidro do Grupo Boticário foi a Ânfora, utilizada em 1977, que se tornou um ícone da perfumaria brasileira. E aí se iniciou uma história incrível. Embalagens de fragrâncias possuem essa missão que vai além de proteger a fragrância: elas comunicam visualmente a essência da perfumaria: sonhos, expectativas, desejos.

A embalagem em vidro é “esculpida” por conhecimentos e por sentimentos, além de muita técnica. E no Grupo Boticário fazemos o design de muitas das nossas embalagens “dentro de casa”. Todo o processo criativo – algo que pode levar muitos meses – tem por principal objetivo trazer aos nossos consumidores beleza e funcionalidade, através de formatos marcantes que ficam no imaginário das pessoas.

Por isso, o design da embalagem também é repleto de aspectos culturais e semânticos onde existe harmonia de formas, combinações de cores, e acabamentos. Principalmente no vidro, cada chanfro ou curvatura pode ter um efeito mágico com a incidência da luz, cor e sombra; explorar a versatilidade deste material em todos os seus ângulos é uma das chaves para um design atemporal.

As clássicas ânforas da perfumaria do Boticário

As clássicas ânforas da perfumaria do Boticário

Durante o processo criativo, geralmente os elementos de estilo buscam contar uma história que conecte e inspire. Tão importante quanto embalagens lindas e funcionais, é a sua harmonia com as fragrâncias que carregam, a inovação em cada detalhe, e o alinhamento com a verdade que brilha nos olhos dos nossos consumidores.

Aí está a alquimia! Aqui no Boti nós buscamos este encantamento para as embalagens das nossas fragrâncias. Amamos essa jornada: desde a pesquisa, ou quando colocamos conceitos à prova; na prototipagem, ou nos desenhos iniciais; durante o mapeamento de tendências, e na hora dos ajustes mais finos. Assim, trabalhamos super conectados a diversos times – um deles é o Desenvolvimento de Embalagens, que tem a tarefa importantíssima de dar vida aos conceitos através da governança dos processos produtivos, da Engenharia de Materiais, e da interface com nossos fornecedores.

Esta junção de criatividade e técnica é que faz toda a magia acontecer.

Saiba mais no site Beleza Transparente do Boticário clicando aqui.

- Por Franciele Saorin – Especialista em Pesquisa de Embalagens e Larissa Barreto Adad – Especialista em Design de Produto