Cantinho zen em casa: seu lugar para se cuidar e relaxar

Saiba como ter um cantinho zen na sua casa para poder desligar da rotina e curtir momentos de relaxamento e autocuidado!

Com a correria da rotina, às vezes a gente esquece do quão é importante ter um momento só pra você, para se cuidar e para se amar. A boa notícia é que, se você organizar a sua semana, pode ter aqueles minutos de autocuidado e de relaxamento que fazem tão bem para a saúde física e mental. Para te ajudar, a Especialista de Saúde Mental no Grupo Boticário, Suzana Aguiar Paiva, trouxe algumas dicas de como você pode montar um cantinho zen na sua casa. Vamos juntos? <3  

O que é o cantinho zen? 

O cantinho zen ou também conhecido como zenden é um lugar em nossas próprias casas onde dedicamos ao nosso relaxamento, desenvolvimento pessoal e autoconhecimento nos proporcionando estado de calma e sensação de bem-estar. 

Ali você pode ler um livro, encontrar sossego, praticar yoga, tomar uma xícara de chá ou seu vinho favorito, ouvir música relaxante ou que tenham mensagens que toquem seu coração, agradecer, contemplar a vista, escrever suas intenções ou agradecimentos e relaxar.  

O que colocar no cantinho zen  

Seu cantinho deve ser um lugar confortável de estar e se sentar, um espaço livre de bagunça, livre de distrações e que tenha uma vista calmante, pode ser a natureza ao redor, ou mesmo um quadro com uma paisagem que se conecta com o seu ser.  

Como fazer um cantinho do relaxamento em casa 

Você pode usar almofadas confortáveis para se sentar, uma poltrona, um tapete de tecido macio para deitar, sentar e se sentir aconchegado ao lugar. Vale adicionar elementos da natureza como plantas ou flores em vasos, já que a presença delas nos acalma, se gostar uma fonte de água ou umidificador para energizar pode colocar também! Banqueta ou suporte de madeira/pedras nos proporcionam aterramento e estabilidade, além de utilizar cheiros agradáveis para o seu olfato com velas ou óleos essenciais. 

Esses elementos ajudam a explorar seus 5 sentidos ao organizar esse espaço, te fazendo perceber o que para você faz mais sentido. Tudo é isso que deixará seu zenden ainda mais especial. 

Dá pra fazer um espaço zen em casas ou apartamentos pequenos?

Geralmente temos um canto em nossas casas que gostamos mais de estar, às vezes é a sacada, o jardim ou na sala próximo à janela, debaixo da escadaria da casa, enfim criatividade sem limites! O ideal é que seja um espaço pequeno e intimista onde você fique sozinho e desfrute da sua paz interior.

Inclusive, se não mora sozinho, as pessoas que convivem na sua casa devem saber que quando você está ali no seu zenden é um momento só seu. 

Começando a usar o cantinho zen

Pode começar se desconectando das tecnologias, contemplando o silêncio. Você pode desenhar, pintar ou ligar para um amigo especial e bater um bom papo, ler um livro, se proporcionar uma automassagem, encontrar sossego, praticar yoga, tomar uma xícara de chá ou seu vinho favorito… Ouvir música relaxante ou que tenham mensagens que toquem seu coração, agradecer, contemplar a vista, escrever suas intenções ou agradecimentos e relaxar. 

O importante é dedicar um tempo da rotina para você no seu novo cantinho zen!

- Por Suzana Aguiar Paiva Especialista de Saúde Mental no Grupo Boticário