Como ensinar educação ambiental para as crianças
A Fundação Grupo Boticário preparou algumas dicas sobre como ensinar educação ambiental para as crianças, confira!
22/09/2022
Para criarmos cidadãos conscientes, precisamos conectar as crianças à natureza. E sabe o mais legal? Esse processo pode ser feito de maneira simples, leve e divertida. Levá-las a um espaço verde, para aguçar sua curiosidade promove essa conexão com o meio ambiente e é um dos caminhos que podemos seguir para gerar essa consciência ecológica desde a infância. Veja as dicas que preparamos sobre como ensinar educação ambiental para as crianças.
Veja Mais
Como ensinar educação ambiental para crianças
Confira 5 dicas fáceis de aplicar para ensinar sobre a natureza para crianças:
1 – Conecte as crianças com a natureza
Você pode levar as crianças para uma área verde, como um jardim ou um parque, ou para plantar sementinhas de feijão em copinhos com algodão para que elas acompanhem o crescimento do planeta.
2- Ensine sobre a onipresença da natureza
Proponha que as crianças olhem ao redor e descubram a presença da natureza em cada coisa que temos em nosso dia a dia, inclusive na matéria-prima dos objetos.
3- Ensine a desbravar o meio ambiente
Agora pode ser a hora de botar a mão na massa. Desenhe na terra com gravetos, faça construções com pedrinhas e brinque de identificar formatos nas nuvens.
4 – Ensine a ser um amiguinho verde
Faça com que as crianças interajam com a natureza e a reconheça, identificando elementos que servem, por exemplo, de matéria-prima para os objetos comuns do dia a dia. Peça às crianças que anotem o nome das flores, animais e insetos que encontrarem.
5 – Ensine aos poucos sobre assuntos mais complexos
Conversando sobre os elementos que as crianças encontram, fale aos poucos sobre o que são biomas, como as chuvas são formadas ou sobre como os oceanos, por exemplo, estão presentes em tudo.
Para incentivar os pequenos a interagirem e conhecerem nosso patrimônio natural, oferecemos um ótimo aliado: as atividades “Detetive da Natureza” em nossa Biblioteca Digital. Acesse clicando aqui.