Como limpar pincel de maquiagem

Pincel de maquiagem sujo? Confira as dicas que preparamos e saiba qual a frequência ideal e como limpar o pincel de maquiagem.

Compartilhar:

O pincel de maquiagem é o melhor amigo de quem ama uma make precisa e com acabamento profissional. Mas, assim como outros acessórios, o item também precisa ser limpo com frequência. Que tal aprender dicas de como higienizar pincéis de maquiagem da maneira certa? Tudo de bom, não é mesmo? Aprenda a lavar e secar os pincéis e garantir que seus itens durem por mais tempo.

Organizando o nécessaire de maquiagem

O primeiro passo é organizar o nécessaire de maquiagem. Além de separar os itens vencidos e que já acabaram e fazer um inventário de tudo que possui, vale elaborar também uma listinha para que na próxima comprinha, você possa adquirir as makes e acessórios que estão faltando por aí. Mas, mais do que isso, é importante higienizar nossos pincéis e esponjas, a fim de mantermos a saúde e beleza da nossa pele.

Quando devo lavar os pincéis de maquiagem?

Mulher aplicando maquiagem com pincel

Lavar o pincel de maquiagem é importante para proteger a pele

O pincel de maquiagem é um acessório que está em contato com a pele do rosto, região mais sensível do nosso corpo. Quando não lavamos os pincéis ou demoramos muito tempo para fazer essa higienização, ele acaba ficando exposto ao acúmulo de produto, poeira, poluição e outras impurezas. A consequência disso é a proliferação de fungos e bactérias, que podem acabar causando irritações e deixando a pele mais suscetível ao aparecimento de cravos e espinhas.

Qual a frequência ideal para lavar pincel de maquiagem?

Não fazer a higiene correta e periódica dos pincéis pode gerar acne e inflamações na pele. Então, todo o cuidado é pouco quando se trata da higiene dos pincéis e esponjas.

Essa rotina de higienização depende muito da utilização de cada pincel, assim, quanto mais se usa, maior a frequência nas lavagens. Se você usa maquiagem toda a semana, por exemplo, coloque este hábito de higienização também como semanal.

Como lavar os pincéis de maquiagem?

O ideal é usar um sabonete neutro e glicerinado para fazer a higiene dos pincéis. Eu gosto de utilizar sabonetes de bebê, pois além de serem suaves, deixam um cheirinho muito bom. Para higienizar, aplique um pouco do sabonete e vá esfregando delicadamente na mão ou em um tapetinho próprio para a limpeza de pincéis. Paro de esfregar quando vejo que não há mais resíduos de maquiagem e tiro todo excesso de sabonete com água corrente.

O que é bom para limpar pincel de maquiagem?

Limpeza de pincel de maquiagem

Limpeza de pincel de maquiagem

Nessa hora, surgem diversas dúvidas, por isso preparamos um passo a passo de como cuidar com carinho das suas ferramentas de beleza. Confira o passo a passo de como higienizar pincéis de maquiagem:

Como lavar pincel de maquiagem com sabonete?

Molhe as cerdas dos pincéis em água corrente, coloque um pouco de sabonete neutro. na palma da mão e esfregue delicadamente as cerdas.. Para uma limpeza ainda mais detalhada, o Tapetinho Limpa Pincéis é tudo. É só colocar o sabonete  no produto e friccionar fazendo movimentos circulares até formar espuma.

Tapetinho Limpa Pincéis O Boticário

Tapetinho Limpa Pincéis O Boticário

Acessório de silicone, ideal para ajudar na limpeza dos seus pincéis de maquiagem de maneira prática!

Avise-me quando chegar

Como lavar pincel de maquiagem com detergente neutro?

O processo é o mesmo que lavar pincel com sabonete. Primeiramente você deve umedecer a cerdas, depois aplicar um pouco do detergente na palma da mão e esfregar delicadamente as cerdas até remover toda a sujeira. Feito isso é só enxaguar e secar.

Como lavar pincel de maquiagem com shampoo neutro?

 A dica de ouro aqui é usar shampoos para bebês, pois são mais suaves. Para usar, basta aplicar um pouco do shampoo nas cerdas molhadas, e esfregar as cerdas delicadamente para remover os resíduos. Após isso, basta enxaguar em água corrente e secar as cerdas.

Shampoo Suave Boti Baby 200ml

Shampoo Suave Boti Baby 200ml

Shampoo Suave Boti Baby oferece mais higiene com um banho tranquilo e cheio de cheirinho para o seu bebê.

Avise-me quando chegar

Como lavar pincel de maquiagem com vinagre?

Uma outra forma não convencional de limpar os pincéis de maquiagem é usar o vinagre. Para isso, basta misturar água morna, detergente neutro e uma colher de vinagre branco em um recipiente. Coloque o pincel nesta solução, e faça movimentos circulares para limpar as cerdas. Depois disso enxague em água corrente e deixe secar.

Pode deixar os pincéis de maquiagem de molho?

Se o pincel de maquiagem estiver muito sujo e com produtos acumulados, você pode pensar que o ideal é deixar ele de molho para remover os resíduos. Porém essa prática pode acabar danificando o pincel de maquiagem, fazendo com que as cerdas se soltem. Então se o pincel estiver muito sujo, o ideal é repetir a lavagem até a limpeza completa.

Como secar pincel de maquiagem depois de lavar?

Eu tiro o excesso de água das cerdas e deixo secar naturalmente em cima de uma toalha limpa. Não utilizo o secador de cabelo para secar, pois pode danificar as cerdas. Lembrando que é importante deixar as cerdas secarem bem antes de guardar os pinceis de make, afinal, a umidade também ajuda a criar um ambiente propício para os fungos.

Como lavar esponja de maquiagem?

Mulher segurando uma esponja de maquiagem na cor roxa

Limpeza de esponja de maquiagem

Outro acessório muito usado é a esponja de maquiagem, ela é porosa e normalmente as pessoas usam ela úmida, isso significa que se não houver a higienização correta, pode colocar a pele em risco. Confira como lavar a esponja de maquiagem corretamente:

  1. Molhe a esponja: comece molhando a esponja de maquiagem com água morna. Certifique-se de que a água esteja morna, não muito quente, para evitar danificar a esponja.
  2. Aplique o sabonete glicerinado ou sabonete para bebê: coloque uma pequena quantidade de sabonete líquido na esponja e aperte suavemente para que ela absorva o sabonete. Você verá que a maquiagem começa a sair da esponja. Faça isso até que não saia mais resíduos.
  3. Esfregue e limpe: use seus dedos para esfregar suavemente a esponja, trabalhando o sabonete através dela. Preste atenção especial às áreas mais sujas ou manchadas.
  4. Enxágue: enxágue a esponja com água morna até que a água saia limpa. Certifique-se de remover completamente todos os resíduos de sabonete.
  5. Remova o excesso de água: aperte delicadamente a esponja para remover o excesso de água. Não torça ou aperte com muita força, pois isso pode danificar a esponja.
  6. Deixe secar: Coloque a esponja em uma toalha limpa e seca e deixe-a secar naturalmente. Certifique-se de que a esponja esteja completamente seca antes de usá-la novamente.

É aconselhável lavar suas esponjas regularmente, pelo menos uma vez por semana, para evitar o acúmulo de sujeira e bactérias. Além disso, substitua suas esponjas de maquiagem a cada poucos meses para garantir que elas permaneçam em boas condições e não causem problemas de pele devido ao uso prolongado.

Agora que você já sabe qual a frequência ideal para limpar seus pinceis de maquiagem, que tal conhecer algumas paletas de maquiagem incríveis? É só clicar aqui e conferir!