Conheça o plástico verde usado nas embalagens do Boticário

Já ouviu falar de plástico verde? Conheça o material renovável utilizado nas embalagens do Boticário que colaboram para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa.

Compartilhar:

O plástico verde contribui para a circularidade de embalagens, pois é de origem natural e renovável produzido a partir da cana-de-açúcar.  Ele tem alto índice de reciclabilidade, ou seja, sua vida útil pode ser estendida diversas vezes em produtos sem perder a qualidade. Sendo assim, ele entra no ciclo de Boti Recicla para ser reaproveitado em novos produtos.

Boti Recicla: conheça o programa de retorno de embalagens vazias

Conheça os selos de sustentabilidade por trás dos seus cosméticos

Os benefícios da natureza para a sua saúde e bem-estar

Benefícios do Plástico Verde

Produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, o plástico verde é uma alternativa sustentável ao plástico tradicional proveniente do petróleo. Sua produção, além de utilizar recursos renováveis, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, pois durante o processo há captura de CO2 da atmosfera. A utilização de uma tonelada de plástico verde reduz até 4,6 toneladas de gás carbônico.

Há uma série de vantagens na utilização do plástico verde, como:

  • Pegada de carbono negativa, ou seja, ao invés de emitir gases do efeito estufa, o plástico verde captura até 3,09kg de CO2 a cada kg produzido.
  • Mesmas propriedades técnicas, aparência e versatilidade de aplicações do polietileno de fonte fóssil, garantindo que não haja investimento em novas máquinas nos convertedores plásticos.
  • Proveniente de fonte renovável, ou seja, os recursos não são finitos e prejudiciais à fauna e flora
  • É reciclável, ou seja, sua vida útil pode ser estendida ao ser recolhido para reciclagem como na mecânica de Boti Recicla

Quando o Boticário começou a utilizar o plástico verde?

O Boticário é adepto ao ecodesign em suas embalagens, conceito que contempla os aspectos ambientais ao desenvolver um novo produto, considerando não só o uso dos recursos não renováveis como também a minimização do impacto ambiental durante todo seu ciclo de vida. 

Em outras palavras, o objetivo do ecodesign é reduzir a geração de resíduos e economizar custos e impacto na disposição final. Assim, em 2016, Cuide-se Bem foi a primeira linha de produtos de O Boticário a utilizar o plástico verde. Com a implementação em 39 embalagens de frascos e bisnagas, essa inovação conquistou o título internacional de beleza sustentável na categoria embalagem do prêmio Sustainable Beauty Awards, concedido pela Organic Monitor, no mesmo ano.

Plástico verde nas embalagens de Dr. Botica

Produtos do Boticário que utilizam embalagem de plástico verde

Você pode encontrar o plástico verde em mais de 330 embalagens do portfólio de O Boticário, o que equivale a aproximadamente 2.500 toneladas por ano. Além de estar presente em  bisnagas, frascos de loção e frascos de desodorante roll on da linha Cuide-se Bem, abaixo estão mais algumas marcas onde o plástico verde é utilizado.

Refil Gel Creme Facial Firmador Ácido Hialurônico Botik 40g

Refil Gel Creme Facial Firmador Ácido Hialurônico Botik 40g

O refil ideal para quem não abre mão da hidratação e cuidado que o Gel Creme Facial Firmador proporciona.

R$ 119,90

3x R$ 39,97

Compre

Refil em bisnaga de Botik é monomaterial, o que beneficia a cadeia da reciclagem do plástico, pois facilita a reciclagem. A matéria prima da embalagem é feita de fonte 100% renovável (utiliza plástico vegetal da cana de açúcar).

Saiba mais no site Beleza Transparente do Boticário clicando aqui.

- Por Franciele Saorin – Especialista em Pesquisa de Embalagens no Grupo Boticário