Coque: o penteado que nunca sai de moda

Conheça diferentes versões de coque de cabelo e saiba como escolher o penteado que melhor se encaixa com cada ocasião.

Compartilhar:

Hoje nós vamos falar de um penteado super versátil: o coque de cabelo. Esse visual pode ser usado tanto para compor um look simples e descontraído, quanto para montar uma produção super elegante e sofisticada para festas de casamentos e formaturas. Hoje vamos apresentar algumas versões deste penteado clássico com dicas de como usar em cada ocasião. Venha conferir!

O que é o coque de cabelo?

Imagem de mulher usando penteado com coque

Coque de cabelo alto

Com certeza você já deve ter visto alguém usando um coque. Seja em uma ocasião formal ou casual, esse penteado é extremamente versátil e nunca sai de moda, sendo um dos visuais mais populares e clássicos que existem.

Mas caso você ainda não conheça, este é um penteado em que todo o cabelo é preso em um nó na parte de trás ou no topo da cabeça. Existem vários tipos, como o tradicional, com efeito bagunçado, penteado de bailarina, com tranças, entre muitos outros.

Este penteado também pode ser personalizado com o uso de acessórios como grampos de cabelo, presilhas e tiaras para trazer um toque especial ao look.

Por que o penteado é tão popular?

O coque é um penteado que tem sido usado há séculos. De forma prática, ele ajuda a manter o cabelo afastado do rosto durante  o trabalho ou atividades físicas, mas com o tempo, o penteado começou a ser muito utilizado em ocasiões formais como símbolo de sofisticação.

Como fazer um coque no cabelo?

O coque é um penteado muito fácil de fazer. Basta puxar o cabelo para cima, prender em um elástico, e depois enrolar o cabelo em torno do elástico para criar o coque. Outra dica é usar creme de pentear e gel fixador caso você deseje um coque com os fios alinhados. Como existem várias versões, você pode adaptá-lo de acordo com o seu estilo pessoal e a ocasião que você irá usar o penteado. Confira abaixo quais são os tipos mais populares e se inspire.

Tipos de coque

Existem vários tipos diferentes de penteados que você pode experimentar, cada um com sua própria aparência e estilo.

  • Coque alto: O coque alto é um estilo clássico que nunca sai de moda. Ele fica bem no topo da cabeça e pode ser mais solto ou mais apertado, dependendo da aparência que você deseja.

Imagem de penteado com coque alto

  • Coque baixo: O coque baixo é um estilo mais casual e descontraído, ideal para um dia no parque ou uma noite com amigos, mas também é possível adaptá-lo para criar um penteado sofisticado para festas.

Imagem de penteado com coque baixo

  • Coque bagunçado: O coque bagunçado é perfeito para aqueles dias em que você quer um visual despojado. É fácil de fazer e pode ser personalizado de acordo com a sua preferência.

Imagem de penteado com coque alto bagunçado

  • Coque trançado: O coque trançado é uma combinação de tranças e coque. É uma opção elegante e sofisticada para um evento formal ou casamento.

Imagem de penteado com coque com tranças

Dicas para cuidar do cabelo com coque

Até aqui, vimos como o penteado é super versátil, porém é importante manter o cabelo saudável e evitar práticas que podem danificar o fio. Confira as dicas!

Prefira usar elásticos revestidos com tecido

Os elásticos de nylon, plástico e borracha podem danificar o cabelo, causando quebras. Por isso, ao fazer o penteado, prefira usar elásticos revestidos com tecido, que causam menos atrito com os fios e reduzem o risco de danos.

Não prenda o cabelo quando estiver molhado

Prender o cabelo molhado pode danificar a estrutura dos fios e causar quebra. Por isso é importante secar bem o cabelo antes de fazer o penteado. Caso você queira um penteado com efeito molhado, use gel fixador e realçador de brilho para simular o acabamento.

Não prenda os fios com muita força

Prender o cabelo com muita força pode causar dor de cabeça e até mesmo levar à queda de cabelo. Certifique de deixá-lo firme o suficiente para desmanchar o penteado, mas não tão apertado que prejudique a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Faça hidratações regularmente

Por fim, faça hidratações regulares para manter o cabelo hidratado e saudável. Use máscaras capilares ao menos uma vez por semana ou faça o cronograma capilar com 3 tratamentos por semana.

E aí, o que achou desse penteado? Super prático, não é mesmo? Para saber tudo o que está rolando no mundo da beleza, confira as matérias sobre cabelo no blog do Boticário.