Como escolher o corretivo certo para você
Escolher o corretivo certo para a sua pele é mais simples do que você imagina. Conheça nossas dicas de maquiagem com indicações dos melhores produtos para essa etapa da produção.
11/03/2022
O corretivo é um item super relevante na produção de qualquer pele bem-feita na maquiagem. Neutraliza tons, camufla manchas, ilumina regiões do rosto e também é um super aliado daquela pele com aspecto de saúde e hidratação. Hoje você vai conhecer os tipos mais comuns de corretivos faciais, suas principais funções e dicas de maquiagem para você fazer aquela pele de milhões.
Veja Mais
Para que serve o corretivo?
Basicamente, o corretivo facial é útil para dar uma cobertura extra naquela espinha que está um pouco avermelhada, disfarçar olheiras, iluminar ou sombrear pontos do rosto na hora de fazer o contorno. O corretivo, se escolhido de forma correta, pode funcionar em mais de uma etapa da maquiagem.
Quais são os tipos de corretivo maquiagem?
As texturas mais comuns são a do corretivo líquido, o corretivo cremoso ou pastoso e o em bastão. Saiba um pouco mais sobre as características de cada um:
- Corretivo líquido: muito fácil de esfumar, sua textura deixa a aparência leve e pode assumir coberturas mais naturais até as mais altas. Excelente para uso no dia a dia e se adapta a todos os tipos de peles. Como o Corretivo Líquido Iluminador Make.B Retinol H+ que além da alta cobertura, tem tratamento para a região dos olhos.
- Corretivo cremoso/pastoso: sua composição costuma ser mais hidratante, por isso é uma ótima escolha para peles normais e secas. Sua cobertura tende a ser média a alta, sendo uma excelente opção para olheiras mais escurecidas ou manchas. Como o Corretivo Alta Cobertura – Quem Disse, Berenice?
- Corretivo em bastão: é o que costuma ter a maior concentração de pigmento. Sua textura é mais sólida e seca, indicada para peles oleosas. Dependo da proposta, pode cobrir até tatuagens, olheiras profundas e manchas da pele.
Como escolher o tom do corretivo?
Antes de tudo você precisa conhecer as variações de tons. Nessa categoria, nós temos os corretivos que são próximos aos tons de pele e os coloridos, onde cada cor tem a função de neutralizar cores de determinadas áreas do rosto.
Ao escolher um corretivo de um tom aproximado da sua pele, leve em consideração que o teste precisa ser feito direto no rosto, nunca no dorso da mão ou do braço porque é uma área que quase sempre tem um tom diferente, aí a chance de errar é grande. Um bom lugar para testar é a linha do maxilar porque fica entre a cor do rosto e do pescoço.
Como saber a minha cor de corretivo?
Encontrar sua cor de corretivo pode parecer um desafio, especialmente online. Mas calma! Com algumas dicas infalíveis, você consegue encontrar a sua cor e ainda garante uma make impecável. Antes de mais nada: qual o seu objetivo?
- Se você quer cobertura extra em pontos do rosto: use um corretivo com o tom exato da sua pele.
- Se você quer iluminar a área dos olhos: use um corretivo um tom mais claro do que o seu tom habitual.
- Se você quer fazer contorno: use um corretivo com um ou, no máximo, dois tons mais escuros do que a sua pele.
Agora se você quer descobrir o tom exato de corretivo para a sua pele, temos uma dica para você!
Como escolher a cor do corretivo pela internet?
Diante de tantas opções, é difícil escolher a cor que melhor se encaixa na sua pele sem poder experimentar antes. Porém, o ‘Meus Tons de Boti’ chegou para facilitar a compra com teste para descobrir qual é o melhor produto para você. Basta você responder algumas pergunta do quizz e ele te dará algumas sugestões de cores de corretivos que combinam com o seu tom de pele. Para fazer o teste, clique aqui.
Um pouco mais sobre os corretivos coloridos
Agora se seu desejo é se aventura nos corretivos coloridos, nos vamos te explicar a diferença entre cada um deles:
- Corretivo salmão ou laranja: neutraliza tons azuis. O melhor corretivo para olheiras em tons azulados e também oferece uma cobertura interessante em manchas em peles negras. Conheça o Corretivo Salmão – Quem Disse, Berenice?
- Corretivo amarelo: muito usado para quem é iniciante na maquiagem porque é uma cor mais fácil de esfumar, principalmente se tratando de peles claras. Ajuda a neutralizar olheiras suaves e melhora a aparência de espinhas. Corretivo Amarelo – Quem Disse, Berenice?
- Corretivo lilás ou roxo: muito útil para camuflar manchas amareladas da pele ou disfarçar sardas. Invista no Corretivo Lilás – Quem Disse, Berenice?
- Corretivo verde: focado em neutralizar vermelhidão, como espinhas inflamadas ou rosácea. Corretivo Verde – Quem Disse, Berenice?
Em que parte da maquiagem usar o corretivo?
A técnica aqui depende de qual produto você vai escolher. Nos corretivos com o tom aproximado da sua pele, você pode aplicar logo após a base para reforçar pontos que não tiveram a cobertura que você deseja.
Caso você esteja aplicando um corretivo colorido, o ideal é que ele venha antes da base para que os produtos fundam melhor com a cobertura e não deixem nenhum residual de cor, apenas cumpram a função de neutralizar os tons das áreas que você aplicou.
Uma dica de beleza que vale para qualquer tipo de corretivo é sempre aplicar com batidinhas, seja com os dedos, pincel ou esponja. Se você arrastar o produto, pode acabar interferindo na cobertura e também deixar a maquiagem marcada.
Outra coisa legal de comentar é, independente do seu tipo de pele, a hidratação precisa fazer parte da preparação antes da maquiagem. É a hidratação certa que vai fazer com que o seu corretivo não craquele e dê aquela aparência envelhecida. Se sua pele é mista ou oleosa invista em hidratantes com textura gel ou séruns aquosos e se a sua pele é normal ou seca, cremes mais densos para a área dos olhos e rosto vão fazer sucesso.
Curtiu nossas dicas de maquiagem para escolher o corretivo certo? Confere aqui no nosso blog outras dicas de make para você arrasar em qualquer produção.