Escova modeladora danifica o cabelo? Veja os cuidados que você precisa ter

A escova secadora é a mais nova queridinha da rotina de cuidados capilares, mas será que seu uso danifica o cabelo? A gente te conta tudo!

Compartilhar:

Você é daquelas pessoas que se rendeu a escova modeladora, mas tem receio de usar por achar que estraga o cabelo? Para tirar todas as suas dúvidas, nós contamos tudo sobre a nova febre do momento e ainda trouxemos dicas de como proteger o cabelo para que ele não seja danificado e você possa usar a ferramenta com tranquilidade.

O que é escova modeladora?

Imagem de mulher finalizando o cabelo com a escova modeladora

Conheça a praticidade da escova modeladora

A escova modeladora é uma ferramenta que conquistou muitas pessoas e o motivo principal é a sua praticidade. Com uma única ferramenta você consegue pentear, secar e alisar os fios, dependendo do produto você consegue até modelar as madeixas. 

Na prática, isso agiliza a rotina e faz com que você precise de menos tempo para arrumar o cabelo.  Porém, assim como qualquer outra ferramenta de calor, é preciso ter cautela no uso e tomar alguns cuidados para não prejudicar os fios.

Cuidados na hora de usar a escova modeladora

Alguns dos cuidados estão na própria forma de usar a escova secadora.  Apesar da ferramenta prometer secar o cabelo,  não é indicado usar o produto com os fios encharcados,  Então antes de usar retire o excesso de água com uma toalha.

Outra dica é escovar as madeixas com delicadeza para não arrebentá-los. Apesar da escova secadora ajudar a pentear o cabelo,  ela não desembaraça os fios,para isso o ideal é pentear com uma escova comum antes de usar a ferramenta.

Como usar escova secadora?

Para te ajudar a usar essa ferramenta é para você, preparamos um guia completo com passo a passo para você não errar mais, confira:

  • 1º passo – Comece com os cabelos limpos e úmidos: lave o cabelo com shampoo e condicionador como de costume. Retire o excesso de umidade com uma toalha, sem esfregar os fios.
  • 2º passo – Aplique um protetor térmico: essa etapa é indispensável para proteger seu cabelo do calor e evitar danos como quebra e ressecamento.
  • 3º passo – Divida o cabelo em mechas: separe o cabelo em mechas finas ou médias para facilitar a escovação e garantir um resultado uniforme para o cabelo todo.
  • 4º passo – Posicione a escova na raiz e deslize até as pontas: com movimentos contínuos, deslize a escova da raiz às pontas, mantendo-a sempre em movimento para evitar o superaquecimento das mechas.
  • 5º passo – modele as pontas: para um efeito mais liso, mantenha a escova reta. Se preferir as pontas modeladas, gire a escova para dentro ou para fora.
  • 6º passo – Finalize com um jato de ar frio: para selar as cutículas e garantir brilho extra, finalize com um jato de ar frio. Agora é só pegar essas dicar e começar a praticar em casa.

Escova secadora x chapinha: qual é o melhor?

Enquanto o secador tradicional seca o cabelo, a escova secadora seca e modela ao mesmo tempo. A principal diferença está na praticidade: com a escova secadora, você consegue um efeito de escova tradicional com apenas uma mão, enquanto o secador exige o uso de escova e secador separadamente.

Escova secadora x chapinha: qual é a diferença?

Pode usar escova secadora todos os dias?

O ideal é evitar o uso diário da escova secadora, pois o calor excessivo pode danificar os fios a longo prazo. Se você precisa usar a ferramenta com frequência, invista em um bom protetor térmico e reduza a temperatura da escova para minimizar os danos.

Dica bônus: Para um resultado ainda melhor, experimente usar a escova secadora em conjunto com produtos finalizadores, como leave-in e sérum para pontas.

O que passar no cabelo antes de usar escova secadora?

Além de tomar cuidado com a forma de usar a ferramenta também é preciso proteger os fios do calor emitido pela escova secadora,  para isso você pode contar com o protetor térmico

O protetor térmico é um produto essencial na rotina de quem ama finalizar com a escova secadora, mas não quer danificar os fios. O produto ajuda a proteger o cabelo do calor dos aparelhos e evita que os fios fiquem enfraquecidos e quebradiços. Para conhecer todos os benefícios do protetor térmico para o cabelo, clique aqui e confira este conteúdo especial.

Spray Match Lab Multibenefícios 150ml

Spray Match Lab Multibenefícios 150ml

Um produto, todas as soluções! Reparação, proteção e finalização em um único passo com o Spray Match Lab.

Avise-me quando chegar

O que usar depois da escova secadora?

Mulher com cabelo ondulado

Cuidados com o cabelo após o uso da escova secadora

Proteger o cabelo contra danos é uma tarefa que vai além do protetor térmico. Então lembre-se, sempre que for expor as madeixas ao calor, faça uma rotina de cuidados que ajuda a evitar que o cabelo seja danificado, como também recupera os fios que sofreram danos.

Faça cronograma capilar

Se tem um tratamento que ajuda a manter a saúde dos fios de forma eficiente, é o cronograma capilar. Este é um tratamento para os cabelos que é dividido em três etapas:  hidratação,  nutrição  e reconstrução.  Essas etapas são divididas durante a semana de acordo com as necessidades dos fios e o nível de dano sofrido pelo cabelo.Para aprender como montar o seu calendário de tratamento, clique aqui.

Spray Match Lab Multibenefícios 150ml

Spray Match Lab Multibenefícios 150ml

Um produto, todas as soluções! Reparação, proteção e finalização em um único passo com o Spray Match Lab.

Avise-me quando chegar

Hidratação

A hidratação capilar ajuda a repor a água e os nutrientes que os fios perdem por causa do uso de secador e chapinha, além de química no cabelo, deixam os fios ressecados e opacos. O ideal é fazer o tratamento pelo menos uma vez por semana. Existem diversas máscaras de tratamento, cada uma delas atende uma necessidade diferente, clique aqui e encontre a máscara de hidratação ideal para você aqui!

Seguindo essas dicas você pode usar a escova secadora sem medo! No Boticário, você encontra uma variedade de produtos de cuidados com o cabelo, para conhecer toda a linha, clique aqui.

- Por Priscila Nárriman Cândido