Férias na natureza: conheça a Reserva Natural Salto Morato

Localizado a 172km de Curitiba, a Reserva Natural Salto Morato é uma opção para quem quer aproveitar as férias em contato com a natureza

Compartilhar:

Para aqueles que querem fugir da agitação das praias e buscam se conectar com a natureza, a Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR), é uma opção de passeio no litoral paranaense durante as férias. Localizada a 172 quilômetros de Curitiba e mantida pela Fundação Grupo Boticário, a unidade de conservação tem trilhas, atividades e camping em meio ao território de Mata Atlântica mais conservado do Brasil. As novidades da temporada são um percurso aquático, um caminho de brincadeiras e uma trilha acessível até o aquário natural, além de novas expedições para uma cachoeira secreta.

Saiba tudo sobre a Reserva Natural Salto Morato

Entre os atrativos da reserva está o salto de cerca de 120 metros de altura, que dá nome ao local. O trajeto pode ser feito pela trilha de 1.500 metros aberta ao público – classificada como leve e estimativa de 2 horas – ou por uma trilha aquática pelo Rio Morato, uma expedição guiada que leva os visitantes até o Salto Morato pelo leito do rio. 

Os dois caminhos passam por um aquário natural, onde o visitante pode se banhar e mergulhar com os peixes. Até esse ponto, a trilha conta com um novo caminho pavimentado e acessível, que pode ser percorrido por pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes acompanhados. 

Salto Morato está em uma área reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e também está localizada na Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo do bioma no mundo, presente em 60 municípios de Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

Outras trilhas

Outra atividade guiada na reserva é batizada como “Natureza Secreta”: uma trilha de nível difícil em meio à mata que leva até a Cachoeira do Bracinho, a “cachoeira secreta”, uma das mais belas da região. Além da paisagem, o visitante é recompensado com um mergulho na piscina de água cristalina que se forma na base da cachoeira. Com  número restrito de participantes, a visita é feita somente com condutores credenciados, precisa ser agendada e também está sujeita às condições climáticas. 

Outra opção de trilha por terra, sem necessidade de agendamento e aberta ao público, é a Trilha da Figueira, que leva o visitante até uma árvore centenária que forma uma ponte-viva sobre o Rio do Engenho, com a possibilidade de observar aves e enfrentar um desafio sobre as águas do rio.

Para as crianças

As crianças também têm uma nova opção de lazer: a trilha das brincadeiras. Com percurso de aproximadamente 500 metros, a atração é repleta de experiências que colocam meninos e meninas em contato com a natureza. Nela, os pequenos passam por “desafios”, como a cabana de madeira, o túnel da cigarra, perna de pau, entre outras atividades lúdicas.  A trilha é aberta ao público e termina com um caminho sensorial para ser feito descalço.

Camping

A Reserva Natural Salto Morato possui estrutura de camping que comporta até 30 pessoas em barracas. Churrasqueiras, banheiros com chuveiros e água quente e wi-fi também estão à disposição dos campistas. Para acampar é necessário reservar com antecedência. 

Agende os serviços da Reserva Natural Salto Morato

Endereço: Rodovia PR, 405 – Comunidade Morato Guaraqueçaba – PR
Valores: Ingressos individuais – R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
Compras pelo site
https://loja-reservanaturalsaltomorato.paytour.com.br/. Experiências guiadas (trilha aquática e natureza secreta) têm custo adicional e precisam ser agendadas com antecedência.
Contatos: morato@fundacaogrupoboticario.org.br |   (41) 98827-4134 (whatsapp)
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16 horas, com vagas limitadas. Agendamentos pelo whatsapp. A reserva também fica aberta nos feriados.
Camping: vagas limitadas. É necessário agendamento pelo whatsapp (41) 99800-3975

Para ver mais detalhes sobre a Reserva Natural de Salto Morato, clique aqui para conferir todas as informações no site da Fundação Grupo Boticário.

- Por Fundação Grupo Boticário