Niacinamida: tudo sobre o ativo multifuncional

A Cientista P&D do Grupo Boticário, Milene Haraguchi Padilha, contou tudo sobre a Niacinamida, uma vitamina muito estável e versátil que oferece vários benefícios tópicos para a pele.

Compartilhar:

A Niacinamida, também conhecida como vitamina B3, é uma vitamina muito estável, versátil, oferece uma ampla gama de benefícios tópicos bem documentados como hidratação, na atenução de manchas causadas por hiperpigmentação, no combate aos radicais livres, além de ajudar na síntese de colágeno. Confira nesta matéria mais informações sobre este ativo multifuncional.

O que é a Niacinamida?

É uma substância com perfil de uso muito fácil, pode ser usada de dia ou de noite e com alto perfil de tolerabilidade.

Um outro ponto interessante é que a Niacinamida não se degrada com a exposição à luz solar ou ao calor, além de não ser um fator sensibilizante nas concentrações em que se apresenta, podendo ser combinada com diversos outros ativos.

Os benefícios da Niacinamida

Veja abaixo os principais benefícios da Niacinamida para a pele.

Hidratação:  estimula a síntese de ceramidas e ácidos graxos, mas também da queratina e da filagrina, que ajudam a reter água, promovendo a hidratação da pele. Fortalece a barreira cutânea e melhora a textura da pele, estimulando a renovação celular.

Well Aging: há melhora comprovada na aparência de rugas e linhas finas. A Niacinamida ajuda no aumento da produção de colágeno e elastina, resultando em uma pele mais viçosa e firme.

Regula a produção de sebo: para quem tem pele acneica, o ingrediente pode ser um bom aliado. Tem ação anti-inflamatória, melhora a textura da pele e auxilia na regulação da secreção sebácea, diminuindo a produção de sebo.

Diminui a aparência dos poros dilatados: a principal causa de poros dilatados, é a oleosidade da pele em excesso. A combinação desse excesso de sebo mais células mortas acaba ficando depositada ao redor dos poros. Deste modo, a aparência deles fica ainda maior. Portanto, com a produção de sebo regulada os poros ficam com a aparência menor e a textura da pele mais uniforme.

Uniformiza o tom da pele:  a Niacinamida ajuda a prevenir e atenuar manchas causadas pela hiperpigmentação.

Combate os radicais livres:  ajudando a prevenir os danos causados pela radiação UV, luz azul, reduzindo o estresse oxidativo.

Auxilia na diminuição da sensibilidade:  a Niacinamida pode ajudar a reduzir a perda da água, resultando em uma barreira cutânea mais fortalecida.

Niacinamida: tudo sobre o ativo multifuncional

Formula molecular da Niacinamida (Vitamina B3)

Quando usar produtos com Niacinamida?

Não há razão para esperar para adicionar Niacinamida à sua rotina de cuidados com a pele. Esta vitamina B maravilhosamente versátil traz muitos benefícios tópicos para melhorar a aparência da pele, para que pareça mais uniforme, mais luminosa e mais jovem. Como acontece com qualquer ótimo ingrediente para o cuidado da pele, é importante ser diligente em proteger a pele diariamente com um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior, isso permitirá que você obtenha o máximo benefício da Niacinamida.

A Niacinamida  pode ser utilizada em praticamente todos os tipos de pele, até nas mais sensíveis. Porém, é bom consultar um dermatologista para entender melhor as particularidades da sua pele.

Quais produtos do Boticário possuem Niacinamida?

A Niacinamida está presente em vários dos nossos produtinhos incríveis! Desde as linhas para cuidados faciais (para pele masculina e feminina), cuidados com os cabelos e na Maquiagem também.

- Por Milene Haraguchi Padilha - Cientista P&D Grupo Boticário