O que é e quais são os benefícios da queratina no cabelo

Muito se ouve falar sobre a queratina e produtos com esse ingrediente. Mas afinal, o que é a queratina e quais são os seus benefícios? Vem que a gente conta tudo para você.

Compartilhar:

Está sofrendo com cabelo danificado e precisa de uma reconstrução capilar? Isso significa que você precisa repor a queratina dos seus fios. Este ativo que é tão amado nos salões de beleza e tratamentos capilares feitos em casa ajuda a recuperar a força e saúde do cabelo. Vem descobrir tudo sobre a queratina e saiba o porquê deste ativo ser tão importante para o cabelo.

O que é a queratina?

Imagem de mulher com cabelos longos e sedosos

Queratina: a proteína do cabelo

A queratina nada mais é do que uma proteína produzida pelo corpo humano. Ela é constituída por cerca de 20 aminoácidos e é responsável por 90% da composição dos fios.  É a queratina do cabelo que dá força e resistência à fibra capilar.  Além disso, a queratina impermeabiliza e protege o cabelo dos danos externos como a ação da água quente ou do mar, cloro, exposição ao sol e vento. 

Por que precisamos repor a queratina do cabelo?

Apesar de ser uma proteína criada pelo nosso próprio corpo, ao longo do tempo o cabelo vai perdendo queratina e nós precisamos repor para manter o cabelo saudável.

Os danos causados pelo alisamento, coloração, calor excessivo, química ou qualquer processo que envolve abrir e fechar a cutícula do cabelo causa perda da proteína. Até mesmo pentear os cabelos  pode causar danos, porém esses são bem menores quando comparados aos procedimentos químicos.

Imagem com ilustração representação as cutículas do fios de cabelo quando está saudável e quando está danificada

Com as cutículas capilares abertas, o fio perde a impermeabilização contra fatores externos

Quanto mais finos forem os fios, maior é a perda. É possível saber quando o cabelo precisa receber uma reposição de queratina através de um teste bem simples: pegue um fio de cabelo e passe a ponta dos dedos por toda a extensão, começando na raiz e descendo até a ponta. Observe a textura, se o cabelo está quebradiço, elástico ou com muito frizz.  Se sim, significa que a camada externa do fio está danificada.

Como repor a queratina do cabelo?

A reposição da queratina acontece através de tratamentos capilares. São eles a selagem, nanoqueratinizacão, reconstrucão e a cauterizacão são procedimentos feitos a base de queratina nos salões de beleza ou em produtos para uso em casa com o objetivo recuperar o cabelo.

Substancialmente, as cadeias de queratina aderem ao cabelo e recompõem as fibras dando volume, força, brilho e beleza aos fios.

Conheça Match. SOS Cauterização

A reposição de queratina é indicada para quando o cabelo está danificado, opaco, com quebras e sem vida. Pensando nisso,  Match. lançou a linha SOS Cauterização que recupera o cabelo de danos profundos já na primeira aplicação.

Os produtos são formulados com a Queratina Biomimética que é um ativo inovador de origem vegetal que se assemelha fielmente à queratina presente nos fios. Por isso é capaz de ter uma ação completa de regeneração sem pesar, permeando na fibra capilar e agindo de dentro para fora, devolvendo força e maciez para os cabelos.

Combo Match SOS Cauterização Pós-Química: Shampoo 250ml + Condicionador 250ml

Combo Match SOS Cauterização Pós-Química: Shampoo 250ml + Condicionador 250ml

Itens com Queratina Biomimética que ajudam a reparar qualquer dano químico severo desde a primeira aplicação e recuperar 15 anos de danos em 1 mês.

R$ 96,80

4x R$ 24,20

Compre

Gostou de saber mais sobre a queratina? No site do Boticário você encontra produtos para o cabelo que atendem todas as etapas do cronograma capilar. Clique aqui e confira.

- Por Priscila Nárriman Cândido