Poderoso para a pele: conheça tudo sobre o óleo de Quinoa

A Cientista de P&D do Grupo Boticário, Daniela Valverde, preparou um artigo contando todos os benefícios sobre o óleo de quinoa para a pele.

Compartilhar:

A quinoa (Chenopodium quinoa Willd) é um tipo de semente comestível originária da América do Sul e cultivada há cerca de 5 mil anos, era para os incas uma planta sagrada, considerada a “mãe de todos os grãos”. Os primeiros grãos eram cultivados pelo Imperador usando utensílios de ouro, e esta pequena semente é rica em proteínas, vitaminas e minerais. Foi selecionada pela NASA para ser cultivada no espaço para viagens de longas distâncias e 2013 foi declarado pela ONU o “Ano Internacional da Quinoa”, por ser “O único alimento vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais, oligoelementos e vitaminas para a vida.

Este vegetal é dotado de grande resistência e se adapta a diversas condições de para poder crescer em zonas áridas e semi-áridas. Essa capacidade adaptógena faz com que ela produza substâncias que a permitam crescer em condições tão adversas.

A descoberta da Quinoa

Em 2015, em uma viagem ao Atacama, Miguel Krigsner, fundador do Boticário e que tem em seu DNA a inovação, notou a forte presença da quinoa nos pratos típicos e logo teve um insight: se o alimento faz tão bem para o organismo, certamente deveríamos aproveitar os nutrientes para os cuidados com a pele.

Ao retornar, ele reuniu o time de Pesquisa e Desenvolvimento para entender como tornar o ingrediente ativo, já que o óleo da quinoa dourada precisaria passar por um processo de purificação que ainda não tinha precedentes no Brasil. Sem a possibilidade de encontrar um fornecedor da matéria-prima ideal, o Grupo Boticário criou um equipamento único, exclusivo para realizar o procedimento em sua própria fábrica.

Óleo de quinoa para a pele

E assim nasceu o Óleo de Quinoa (CHENOPODIUM QUINOA SEED OIL ETHYL ESTERS), as famosas gotas purificadas de quinoa utilizadas na linha Nativa SPA que consistem em um ingrediente proprietário do Grupo Boticário e passa por um processo que nos permite obter um composto ultra purificado e com sua aplicação em produtos cosméticos patenteada.

Este processo inovador nos permitiu desenvolver uma versão potencializada do óleo vegetal obtido pelos métodos tradicionais de extração, originando um ingrediente com quantidades elevadas de ômega 3, ômega 6, ômega 9 e vitamina E. Tudo isso resulta em três vezes mais antioxidantes que o óleo de semente de uva, comumente utilizado em cosméticos.

Testes de eficácia

Este ativo herói passou por muitos testes para comprovar seus benefícios e, em uma parceria firmada entre o Instituto Carlos Chagas (Fiocruz), a Universidade Positivo e o laboratório de métodos alternativos do Grupo Boticário, foi realizado um estudo sobre o efeito do bioéster de quinoa na pele. Para isso, além de nosso modelo de pele 3D, foi utilizada uma potente tecnologia de análise conhecida como proteômica. Nas amostras de pele tratadas com o ingrediente, observamos um aumento significativo de proteínas relacionadas à ação antienvelhecimento, equilíbrio (homeostasia) e regeneração tecidual, além de proteção contra radiação ultravioleta e estresse oxidativo.

Combo Nativa Spa Ameixa Negra: Loção Hidratante Desodorante + Refil

Combo Nativa Spa Ameixa Negra: Loção Hidratante Desodorante + Refil

O Combo com refil é perfeito para você usar no seu dia a dia e garantir a hidratação da pele por mais tempo

R$ 110.80

5x R$ 22.16

Compre

Este trabalho foi avaliado por especialistas da área e, após aprovação, foi publicado pela revista internacional Scientific Reports, do reconhecido grupo Nature Research.

Vale reforçar que, complementando tais resultados, realizamos outras análises com bioéster de quinoa que demonstram estímulo à expressão de genes de colágeno e elastina em pele 3D, além de testes de irritação dérmica e ocular que indicam a segurança do ingrediente para fins cosméticos.

Benefícios do óleo de quinoa para a pele

Sendo assim, podemos demonstrar que o óleo de quinoa, este poderoso ativo para pele, tem como principais benefícios:

  • Antienvelhecimento, melhora da elasticidade, firmeza e prevenção da perda de elasticidade da pele devidos ao estímulo à expressão de genes de colágeno e elastina;

 

  • Ação antioxidante, diminuição dos radicais livres da célula e proteção contra efeitos negativos da radiação solar e poluição, graças à alta concentração de vitamina E;

 

  • Hidratação profunda e aumento da capacidade da pele de reter água e prevenção de estrias relacionadas ao aumento da expressão gênica de Aquaporinas na pele;

 

  • Nutrição profunda, melhora da barreira de proteção da pele devidas às elevadas concentrações de ômegas 3 6 e 9, ácidos graxos essenciais para o bom funcionamento da barreira cutânea.

Para sentir na pele todos os benefícios do óleo de quinoa é só conferir a linha Nativa SPA. 

- Por Daniela Valverde - Cientista de P&D no Grupo Boticário