Conheça as Reservas Naturais da Fundação Grupo Boticário

Conheça as Reservas Naturais da Fundação Grupo Boticário e suas iniciativas de proteção à natureza e a biodiversidade. Saiba Mais!

Compartilhar:

A Fundação Grupo Boticário é atuante na conservação da natureza e tem como frente de atuação, ser mantenedora de Reservas Naturais no Brasil promovendo iniciativas de educação e pesquisa ambiental. Conheça o trabalho realizado e fique por dentro dessa missão!

O que são as Reservas Particulares do Patrimônio Natural?

Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) são áreas particulares reconhecidas há 34 anos no Brasil e que servem como estratégias complementares para promover a conservação da natureza. Trata-se de uma verdadeira fortaleza, pois conecta a sociedade ao movimento de preservação da biodiversidade brasileira, por meio do compromisso de pessoas físicas e empresas mantenedoras.

A Fundação Grupo Boticário mantém duas RPPNs no país: a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado goiano, e a Reserva Natural Salto Morato, no município litorâneo paranaense de Guaraqueçaba, no coração da Grande Reserva Mata Atlântica. 

Cada uma delas cumpre o objetivo único de proteção ambiental, contudo, têm destinações diferentes. A primeira atua na promoção da pesquisa científica, já a segunda promove também o uso público por meio da visitação de suas áreas naturais. Juntas, elas protegem cerca de 11 mil hectares de vegetação nativa.

Reservas Naturais da Fundação Grupo Boticário

Reserva Natural Salto Morato

Localizada em uma região reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, a Reserva Natural Salto Morato possui cerca de 2.253 hectares de área conservada, sendo também o último grande remanescente contínuo de Floresta Atlântica do Brasil. É lar de 370 espécies de aves, 29 de répteis, 93 mamíferos, 44 espécies de anfíbios, 63 espécies de peixes e 646 espécies de plantas, visitados por 6 mil turistas ao ano. 

É possível realizar uma imersão em toda essa riqueza natural graças à estrutura da reserva, que possui alojamento, centro de visitantes, camping e profissionais treinados. Assim, os aventureiros podem explorar as duas trilhas autoguiadas, conhecer o Salto Morato (uma cachoeira com mais de 100 metros de altura); a figueira centenária (que forma uma ponte-viva sobre o rio do Engenho) e o aquário natural. Além de realizar observação de aves e tomar banho de rio!

Reserva Natural Salto Morato: Cachoeira do Salto

Reserva Natural Salto Morato: Cachoeira do Salto

Reserva Natural Serra do Tombador

Já a Reserva Natural Serra do Tombador, criada em 2007, está situada em Cavalcante, no interior de Goiás, no bioma Cerrado, que abriga as nascentes das três principais bacias hidrográficas do Brasil.  A região é de extrema importância para a biodiversidade, mas possui níveis alarmantes de desmatamento, por isso, a existência da zona de conservação permanente, torna-se ainda mais essencial. 

A reserva da Fundação no Cerrado abriga 437 espécies de plantas e 531 espécies de animais (49 mamíferos, 357 aves, 49 anfíbios e 76 répteis), sendo consideradas espécies emblemáticas do bioma e ameaçadas de extinção, como a onça pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará e o pato-mergulhão.

Reserva Natural da Serra do Tombador: Lobo Guará

Reserva Natural da Serra do Tombador: Lobo Guará

Como trata-se de uma área de difícil acesso, ela não é aberta para visitação, mantendo seu foco em conservação e pesquisa, ampliando o conhecimento científico aliado à preservação ambiental, principalmente quando gera oportunidades ao subsidiar políticas públicas e práticas de proteção de espécies e ecossistemas ameaçados. O trabalho da Fundação já apoiou 1.622 iniciativas ao longo dos anos e com isso, 177 espécies até então desconhecidas foram identificadas. Dessas, sete foram batizadas em homenagem ao Boticário:

  • Passiflora boticarioana Cervi; 
  • Aphyolebias boticarioi;
  • Brachycephalus boticario;
  • Megaelosia boticariana; 
  • Listrura boticario;
  • Gymnanthes boticario; 
  • Ituglanis boticario.

 

Se você se interessa em participar ativamente dessa missão, conheça o programa de voluntariado da Reserva de Salto Morato e mergulhe também na biblioteca de artigos e pesquisas realizadas:

A conservação da natureza deve ser feita por todos nós, não deixe de acompanhar as ações de empresas e instituições sobre a pauta, e engaje-se! As Reservas são apenas uma das várias frentes de atuação da Fundação Grupo Boticário para conservação da natureza, saiba mais:

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 33 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em grandes decisões, nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Site: www.fundacaogrupoboticario.org.br
Redes sociais: @fundacaogrupoboticario

- Por Sabrina Araújo