Técnicas de respiração para relaxar na rotina

A Especialista de Saúde Integral Renata Tassi dos Santos trouxe algumas técnicas de respiração que vão te ajudar a relaxar durante a rotina, vem aprender!

A correta respiração exerce um papel muito importante na qualidade de vida das pessoas, pois o processo de oxigenação dos vários órgãos que compõem o nosso corpo proporciona uma série de benefícios para a nossa saúde, melhora o metabolismo e aumenta a produção de melatonina, o hormônio que contribui na melhoria da qualidade do sono. Para você aprender mais do assunto, a Especialista de Saúde Integral, Renata Tassi dos Santos, trouxe algumas técnicas de respiração para relaxar na rotina.

Por que é bom fazer exercícios para a respiração?

Uma respiração adequada auxilia a nossa condição de relaxamento, diminuindo a ansiedade e reduzindo a frequência cardíaca e o nível de estresse. Isso ocorre devido ao aumento da oxigenação do cérebro, o que estimula a produção de endorfina, gerando uma sensação de bem-estar.

Devido aos benefícios mencionados, encontre um espaço na sua rotina para relaxar e recarregar as baterias. Uma boa prática cotidiana seria a reserva de um tempo das agendas para uma pausa estratégica, dedicando uma atenção maior a nós mesmos e realizando frequentes exercícios respiratórios.

Como relaxar a respiração?

A utilização de técnicas de respiração para relaxar são bem populares hoje. Reservar alguns minutos por dia para ficar atento ao seu corpo pode aliviar o estresse, diminuir ansiedade, além de melhorar sua saúde de maneira geral, olhar sua atenção 100% para si.

4 técnicas de respiração que ajudam a relaxar

Reunimos para você algumas técnicas de respiração para que possa aplicar no seu dia a dia:

RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA

Aquela onde o músculo diafragma empurra as vísceras para baixo na inspiração e permite uma respiração abdominal. É bem relaxanteeeee.

RESPIRAÇÃO NADI SHODANA

Ajuda a equilibrar a energia sutil do nosso organismo. Alternamos as narinas. Inspire pela direita (tampando a esquerda com o dedo anular), expire pela esquerda (tampando a direita com o dedo anular). Depois, inspire pela esquerda e expire pela direita. Vale a pena experimentar.

RESPIRAÇÃO AO CAMINHAR

Inicie sua caminhada por um minuto e observe a respiração. Expire relaxando o corpo e retenha sem ar – ande 5 passos. Quando precisar, inspire por 5 passos. Retenha por 10 passos…

RESPIRAÇÃO CONTADA 1,2,3,4 (1,2,3,4 inspirando 4,3,2,1 expirando).

Enquanto inspira, conte lentamente de “1” a “4” e, ao expirar, conte lentamente de volta a “1” de “4”. Assim, ao inspirar, diga calmamente “1..2..3..4” e, ao expirar, diga calmamente para si mesmo “4..3..2..1”. Faça isso várias vezes.

- Por Renata Tassi dos Santos, Especialista de Saúde Integral