Tudo sobre a Reserva Natural Salto Morato: fotos, regras, como chegar e mais!

Procurando dicas de lugares para conhecer nas férias? Saiba tudo sobre como funciona o passeio à Reserva Natural Salto Morato e planeje sua viagem.

Compartilhar:

Já pensou em conhecer a beleza do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do país, um dos lugares mais ricos em biodiversidade e importantes do nosso planeta? O ecoturismo é uma forma incrível de conhecer as belezas naturais do Brasil e, ao mesmo tempo, se conscientizar para ajudar a protegê-las. E é exatamente isso que a Reserva Natural Salto Morato proporciona: uma diversidade incrível de plantas e animais onde você pode ter uma experiência inesquecível na natureza. Saiba tudo sobre a visita e se planeje para a sua próxima aventura!

O que é a Reserva Natural Salto Morato?

Grupo de pessoas realizando encontro na reserva natural Salto Morato

A Reserva Natural Salto Morato é um verdadeiro tesouro da Mata Atlântica, localizada no litoral norte do Paraná.  Com 2.253 hectares de área conservada, ela é um cenário de paisagens de tirar o fôlego, com mais de 1200 espécies registradas.

Desde 1994, a reserva é mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, uma organização sem fins lucrativos mantida pelo Grupo Boticário por meio de Investimento Social Privado (ISP).

Sua importância é tamanha que está inserida na Grande Reserva Mata Atlântica, destacando seu papel fundamental na conservação ambiental. Confira a opinião de quem já conhece:

“Local bem organizado. Compromisso evidente com a conservação. Beleza paisagística: trilhas, cascatas, aquários naturais e serviços de apoio. Muita informação importante sobre a Mata Atlântica, fauna e flora. Equipe super hospitaleira. Foram qualificados para atendimento pautado em sustentabilidade, ética e segurança. Uma experiência imperdível.” – Desire Oliveira

Onde fica a Reserva Natural Salto Morato?

A Reserva Natural Salto Morato está localizada na Rodovia PR-405, Comunidade Morato, em Guaraqueçaba – PR. É uma maravilha da natureza no litoral paranaense, esperando por você!

 Mulher loira em frente a Reserva Salto Morato

Como chegar na Reserva Natural Salto Morato?

Chegar à Reserva Salto Morato é parte da aventura e você tem algumas opções:

Via terrestre (direto de carro)

O percurso de Curitiba até Guaraqueçaba costuma levar entre 3 e 4 horas, dependendo das condições climáticas e da estrada. Você pode seguir essas duas opções:

Pela Serra do Mar (BR-277): 

  • Siga pela BR 277, sentido Morretes/Paranaguá.
  • Depois de 53 km de pista dupla, pegue a saída para PR-408.
  • Siga por 8,5 km até Morretes.
  • Siga pela PR-410 (sentido Antonina), por 11km.
  • Ao chegar no trevo para a PR-340, siga por essa estrada até a PR-405 em direção a Guaraqueçaba.
  • A partir desse ponto, são 67 km de estrada de chão até a Reserva.

Pela Estrada da Graciosa (BR-116): 

Outra opção de rota é pela Estrada da Graciosa, famosa por suas curvas que revelam as paisagens da Serra do Mar. Essa estrada histórica, com seus paralelepípedos, oferece acesso a mirantes com vistas panorâmicas.

  • Desça a Serra da Graciosa pela BR-116.
  • Em Morretes, siga pela PR-410 por 11 km, sentido Antonina.
  • Ao chegar ao trevo para a PR-340, siga por essa estrada até a PR-405, em direção a Guaraqueçaba.
  • A partir desse ponto, são 67 km de estrada de chão até a Reserva.

Dica importante: programe-se para abastecer em Morretes ou Antonina, pois o restante do percurso pode ter poucas opções de postos.

Via terrestre/marítima (carro + barco)

Barcos coloridos na região de Salto Morato

Partindo de Curitiba, siga pela BR-277 até Paranaguá. Na cidade, vá até a Rua da Praia, s/nº, onde você encontrará o trapiche com opções de barcos que fazem a travessia para Guaraqueçaba. 

A viagem marítima leva cerca de 2h30 e é um espetáculo à parte, com chances de avistar golfinhos (botos) e diversas aves marinhas.

Algumas opções de barcos comerciais (confirme horários e disponibilidade):

  • Friends II (segunda, quarta e sexta): saída de Paranaguá para Guaraqueçaba às 14h; saída de Guaraqueçaba para Paranaguá às 7h. Contato: (41) 99554-9286.
  • Barco Analua (diariamente): saída de Paranaguá para Guaraqueçaba às 9h; saída de Guaraqueçaba para Paranaguá às 14h. Contato: (41) 98499-1545.

Táxis Náuticos (Opção mais rápida, aproximadamente 45 minutos – agendamento necessário):

  • Táxi Náutico Mariah (segunda a sábado): agendamentos: (41) 98492-1332.
  • Táxi Náutico Guaricanas (segunda a sábado): agendamentos: (41) 99689-5041.
  • Táxi Náutico Fabricio (segunda a sábado): agendamentos: (41) 98521-6223.
  • Táxi Solara (segunda a sexta e domingo): agendamentos: (41) 98458-6641.

Atenção: ao chegar em Guaraqueçaba de barco, você precisará percorrer mais 16,9 km de estrada de chão de carro até a Reserva.

O que fazer na Reserva Natural Salto Morato?

A Reserva Natural Salto Morato oferece três trilhas autoguiadas para você se conectar profundamente com a natureza. Confira um pouco da experiência de quem já foi e confira os detalhes das atrações:

“Encantador! A reserva está muito bem conservada, trilhas bem sinalizadas e seguras, estrutura de apoio excelente e colaboradores muito simpáticos e treinados. A cachoeira é uma das mais bonitas que já visitei! O local é apropriado para receber visitantes de todas as idades e há atividades para as crianças. Preço justo comparado à estrutura que oferece!” – Luciane Manente

Trilha do Salto

Um percurso leve de 3 km (ida e volta) que te leva à majestosa Cachoeira Salto Morato, com cerca de 100 metros de altura. No caminho, você encontra um aquário natural com águas tão límpidas que é possível nadar com os peixes em dias quentes.

Time em frente a cachoeira de Salto Morato Cachoeira de Salto Morato

Trilha da Figueira

Com nível moderado e 5 km (circuito), esta trilha tem como destaque uma figueira centenária que impressiona pela sua grandiosidade. Prepare-se para ouvir o canto dos pássaros e viver pequenas aventuras, como atravessar o rio por meio de cabos de aço.

Figueira Trilha da Figueira

Trilha das brincadeiras

Ideal para os pequenos, essa trilha de aproximadamente 1 km (ida e volta) é cheia de experiências lúdicas, utilizando elementos da natureza para a diversão e o aprendizado.

Acampamento

Se quiser prolongar sua estadia, a reserva oferece um espaço de camping com capacidade para até 12 barracas, contando com banheiros, chuveiros com água quente, churrasqueira e Wi-Fi. A reserva é necessária com antecedência via WhatsApp. Clique aqui e entre em contato.

Horários de funcionamento e ingressos

Se você está planejando fazer essa visita, atente-se aos horários de funcionamento. A Reserva Natural Salto Morato abre de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 8h30 às 16h.

Os ingressos podem ser reservados através do site, com o valor de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada), o pagamento é realizado no dia da visitação.

Fique de olho: as vagas são limitadas, então é bom se programar e garantir seu ingresso com antecedência!

Regras importantes para aproveitar o passeio

Para garantir a segurança de todos e a conservação da natureza, a Reserva Natural Salto Morato segue algumas regras. Veja as dicas para aproveitar o passeio:

  • Use calçados fechados: é obrigatório o uso de calçados fechados (tênis, bota de trilha) durante toda a visita.
  • Animais de estimação: não é permitida a entrada de animais de estimação na reserva.
  • Clima: acompanhe a previsão do tempo para Guaraqueçaba. A visita pode ser cancelada em caso de condições climáticas desfavoráveis.
  • Prepare sua mochila: use boné/chapéu, roupas confortáveis, passe repelente e protetor solar e leve água em sua própria garrafa

Seguindo essas regrinhas de segurança e conservação, você pode aproveitar ao máximo sua visita e admirar as belezas da natureza.

A Reserva Natural Salto Morato é uma parte do trabalho da Fundação Grupo Boticário. Visite o site deles para descobrir mais ações de proteção ao meio ambiente e explore outros conteúdos sobre sustentabilidade em nosso blog!